O País – A verdade como notícia

SADC agenda cimeira sobre a segurança em Moçambique

Moçambique vai acolher no próximo mês de Janeiro,  uma cimeira extraordinária da SADC para discutir a situação da segurança em Moçambique.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira, em Maputo, durante uma reunião de consultas entre os Chefes de Estado da região.

A cimeira, uma das poucas realizadas no formato presencial, foi convocada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na qualidade de Presidente em exercício da SADC e tinha como objectivo, analisar a situação política, económica e social dos países membros e contou com a presença dos Chefes de Estado de Moçambique, África do Sul (Cyril Ramaphosa), do Zimbabwe (Emerson Mnangagwa), do Botswana (Mokgweetsi Masisi) e da vice presidente da Tanzânia (Samia Sululu).

Ao fim de várias horas de sessão, a porta fechada, a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, anunciou, numa comunicação a imprensa, sem direito a perguntas, o teor e as conclusões do encontro.

No que diz respeito a pandemia da COVID-19 “Abordou formas de coordenação regional para fazer face à pandemia da COVID-19, tendo acordado na convocação de uma cimeira extraordinária, a ter lugar na República da África do Sul, para elaborar uma estratégia regional de aquisição e distribuição de vacinas”, explicou Macamo.

Por outro lado, na perspectiva económica, o encontro “debruçou-se sobre a cooperação económica regional, com destaque para a dinamização dos corredores de desenvolvimento nomeadamente, Nacala, Beira e Maputo, para além da concretização do projecto do Porto de Techobanine”, referiu.

Sobre a situação de segurança na região, nomeadamente, a situação do terrorismo em Moçambique, tudo ficou por decidir numa cimeira agendada para 2021.

“A reunião concordou na realização de uma cimeira extraordinária da SADC, em Janeiro de 2021, para abordar a situação de segurança em Moçambique”, anunciou Verónica Macamo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos