O País – A verdade como notícia

Rússia e Ucrânia concordam com a criação de corredores humanitários

A segunda rodada de negociações entre a Rússia e Ucrânia não teve acertos sobre cessar-fogo, mas os representantes dos dois países chegaram a um “entendimento conjunto” para a criação de um corredor humanitário para retirar civis da Ucrânia. A terceira ronda de negociações decorrerá em breve, segundo escreve a imprensa internacional.

“A segunda ronda de negociações terminou. Infelizmente, os resultados que a Ucrânia precisa ainda não foram alcançados. Há uma solução apenas para a criação de corredores humanitários”, escreveu Mykhailo Podolyak, conselheiro do presidente ucraniano, na rede social Twitter.

Este era um dos objectivos da delegação ucraniana, além de um cessar-fogo imediato. Segundo o conselheiro, citado pela agência de notícias Reuters, ambas as delegações preveem um possível cessar-fogo temporário para permitir a retirada de civis. Não será em todos os locais, mas apenas naqueles onde os próprios corredores humanitários estarão localizados. Os corredores humanitários irão também permitir a entrega de medicamentos e alimentos nos locais mais afetados pelo combate.

Apesar de ser a primeira vez que os países concordam em algo específico durante as negociações, Podolyak afirma que o resultado ficou aquém do “esperado”.

“Não conseguimos os resultados que esperávamos. A principal questão que foi resolvida hoje é o resgate de pessoas, civis que se encontravam na zona de confrontos militares”, declarou Podolyak.

Para o representante de Moscou, esses acertos configuram progressos “substanciais” e demonstram sinais de entendimento em outros pontos.

Passa uma semana desde que a Rússia lançou uma ofensiva militar na Ucrânia. Segundo os últimos dados, mais de dois mil civis ucranianos morreram desde então e mais de um milhão de pessoas abandonaram o país, metade das quais são crianças.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos