O País – A verdade como notícia

Rubis de Montepuez rendem mais de USD 55 milhões em receitas de leilão no exterior

Rubis de Montepuez rendem mais de 55 milhões de dólares em receitas de leilão realizado na primeira quinzena de Dezembro corrente, em Singapura. O leilão destas pedras preciosas teve uma participação de 51 empresas.
 
O décimo leilão de rubis extraídos na mina de Montepuez, na província de Cabo Delgado, que decorreu de 10 a 14 deste mês, na Singapura, rendeu 55.3 milhões de dólares em receitas.
 
No comunicado enviado à nossa redacção, a Montepuez Ruby Mining, que é 75% propriedade da Gemfields e 25% da empresa moçambicana Mwiriti Limitada, consta que o leilão teve uma participação de 51 empresas, que apresentaram as suas propostas de compra.
 
“Moçambique deve beneficiar equitativamente dos seus recursos naturais. Os valores arrecadados neste leilão serão totalmente repatriados para a MRM em Moçambique, com o imposto de produção devidos ao Governo”, lê-se no comunicado.
 
Refira-se, que desde Fevereiro de 2013, a Montepuez Ruby Mining já investiu mais de 182 milhões de dólares na construção e operação da mina e contribuiu com um total de 107 milhões de dólares ao Governo moçambicano em impostos de produção, o que representa cerca de 26% do total das suas receitas.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos