O País – A verdade como notícia

Ruanda anuncia envio de 1.000 homens para ajudar no combate ao terrorismo em Cabo Delgado

O Ruanda anunciou hoje o envio de tropas para integrarem a linha da frente de combate ao terrorismo em Cabo Delgado. Segundo fontes oficiais, o primeiro contigente chegou hoje a Cabo Delgado.

De acordo com um comunicado de imprensa emitido pelo governo de Kigali, o primeiro contigente das tropas ruandesa começou a chegar nesta sexta-feira ao país. O contingente, que vai totalizar 1.000 homens, é composto por elementos das Forças Armadas e da Polícia Nacional e chegará a Cabo Delgado, em resposta a um pedido do Governo moçambicano, indica a nota.

As tropas ruandesas vão trabalhar directamente com as Forças de Defesa e Segurança e o contingente da SADC.

O comunicado do governo de Kigali indica que as tropas ruandesas vão apoiar os esforços do restabelecimento da autoridade do Estado moçambicano nos distritos afectados pelas acções terroristas, através de acções de segurança e combate, bem como a estabilização e reformas do sector de segurança.

Segundo as autoridades do Ruanda, o envio de tropas é baseado nas boas relações bilaterais com Moçambique e surge no seguimento de vários acordos assinados em 2018.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos