O País – A verdade como notícia

Ruanda acolhe eliminatórias da zona 5 ao “Afrobasket”

A FIBA ​​África confirmou, há dias, que o Ruanda vai acolher as eliminatórias da zona 5 para o Campeonato Africano de Basquetebol sénior feminino,“Afrobasket” 2021, prova a realizar-se de 12 a 17 de Julho, em Kigali.

Cinco países, incluindo os anfitriões Ruanda, Egipto, Quénia e os estreantes Sudão do Sul e Uganda já confirmaram participação na competição regional.

O vencedor deste torneio garante a presença no “Afrobasket” 2021, marcado para 17 a 26 de Setembro próximo, no Complexo Desportivo Multifuncional de Yaoundé, nos Camarões.

O Presidente da Federação de Basquetebol do Ruanda (FERWABA), Desire Mugwiza, mostrou-se satisfeito com a escolha deste país para sediar as eliminatórias para o “Afrobasket”.

“Hospedar este torneio significa muito para Ruanda, pois continuamos a jornada para renovar nosso enfoque no basquetebol feminino ano nível regional e continental’’, frisou.

O homem forte do basquetebol ruandês disse que esta indicação para sediar uma das fases de apuramento ao “Afrobasket” feminino “significa que o Ruanda, como antes, continuará a apoiar o basquetebol, na região, não só hospedando grandes eventos como a Liga Africana de Basquetebol e outros eventos zonais”, notou Hariri Hesham, presidente da FIBA ​​zona 5 da África.

Esta será a 27ª edição do “Afrobasket”, sendo que a primeira foi disputada na Guiné, em 1966, e o ​​Egipto terminou no topo do pódio depois de derrotar o país anfitrião na final.

Já o Senegal conquistou a coroa em 12 dos 26 “Afrobaskets. Segue-se a Nigéria com quatro títulos, tendo conquistado o último em 2019.

O Zaire (RD Congo) tem três títulos no seu palmarés, enquanto Angola e Egipto conquistaram a prova em duas ocasiões.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos