O País – A verdade como notícia

Roque Silva quer envolvimento de camaradas para o fim da violência armada no centro e norte

Roque Silva, secretário-geral do partido no poder, a Frelimo, está na província de Sofala desde esta quarta-feira, em visita de trabalho. Ontem, pediu aos membros da sua formação política para exortar as comunidades de Sofala a apropriarem-se dos problemas relacionados com a instabilidade na província e em Cabo Delgado, bem como encontrar as respectivas soluções.

Para o político, o que deve ser feito para acabar com “a guerra em Cabo Delgado deve interessar a todos. Somos uma Nação unida e temos que pôr ponto final às matanças naquele ponto do país e não recorrer às redes sociais para divulgar inverdades, em vez de encorajar os nossos jovens das Forças de Defesa que estão a proteger o território”.

Actos contrários ao que Roque Silva diz “desencorajam os esforços na busca de solução” para o problema de Cabo Delgado “e em nada contribuem para o bem-estar”, incluindo “na zona centro país”.

Segundo o secretário-geral da Frelimo é urgente os moçambicanos encontrarem “a paz para garantir o desenvolvimento”.

Para tal, “a solução não pode ser apenas da Frelimo ou Governo. Todos os moçambicanos são chamados a contribuírem para o bem de todos. Por isso, devemos nos apropriar dos problemas. É um problema nacional e a solução deve interessar a todos”.

Roque Silva terminou exortando ao seu partido para transformar os desafios impostos pela pandemia da COVID-19 em catalisador para o progresso.

“Não temos outro caminho, porque se chegarmos em 2024 e dizermos à população que as nossas promessas eleitorais não foram cumpridas por causa da COVID-19, ninguém nos entenderá”, alertou o político, vincando que o fundamental, neste momento, é haver paz no país.

Nesta sexta-feira, Roque Silva deverá escalar Búzi, onde manterá encontros com as vítimas do ciclone Idai que afectou aquele distrito em Março de 2019.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos