O País – A verdade como notícia

Rómulo Muthemba reflecte sobre Dilemas e fascínios da mente

Dilemas e fascínios da mente é o título do mais recente livro do psicólogo clínico Rómulo Muthemba. Sob edição do autor, o livro lançado esta quinta-feira, na Cidade de Maputo, apresenta possibilidades do que o psiquismo é capaz de produzir.

 

A nossa casa, na Cidade de Maputo, foi o espaço escolhido para se lançar o mais recente título do psicólogo clínico Rómulo Muthemba. Intitulado Dilemas e fascínios da mente, o livro é um conjunto de reflexões sobre a prática clínica e sobre os problemas existentes ao nível da prática clínica e que os profissionais têm enfrentando diariamente no contexto de trabalho. Entretanto, o livro não se restringe a uma reflexão do que se pode considerar aspectos negativos. Igualmente, explora também as diferentes possibilidades daquilo que a mente ou o psiquismo é capaz de produzir e de transformar.

Dilemas e fascínios da mente, segundo disse o próprio autor logo a seguir à cerimónia de lançamento presencial e online, “é um livro sugerido e julgamos que apresenta temas tão actuais que podem trazer uma abordagem não só crítica, mas também que as pessoas podem identificar coisas que podem estimular uma reflexão, um pedido de ajuda ou um auto-apoio, de alguma maneira”.

O novo livro do psicólogo clínico Rómulo Muthemba é constituído por 130 páginas e foi prefaciado pelo professor catedrático e jubilado da Universidade do Porto, António Pacheco Palha. No seu prefácio, o académico escreve o seguinte: “salientaria, de início, que a estrutura do texto permite, não só, satisfazer os diferentes técnicos que se movimentam na área da Psiquiatria, Psicologia e Saúde Mental, mas também, apresenta uma grande variedade de leitores que se interessam por aqueles temas e pelos ‘fascínios da mente’”. Igualmente, António Pacheco Palha sublinha que Dilemas e fascínios da mente debruça-se sobre um tema central na prática do psicólogo clínico dedicado à relação terapêutica.

Além de escrever livros, Rómulo Milagre Muthemba exerce a actividade clínica há 16 anos. É Psicólogo Clínico e Mestre em Políticas e Serviços de Saúde Mental. Trabalhou no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental no Hospital Central de Maputo e integrou a equipa de Perícia Forense no Serviço de Medicina Legal do mesmo hospital. Actualmente, também coordena o Centro de Psicologia Aplicada e Exames Psicotécnicos do Ministério da Saúde e é docente do curso de Psicologia na Universidade Eduardo Mondlane e do Instituto Superior Politécnico e Universitário.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos