O País – A verdade como notícia

Rodrigo Rocha eleito vice-presidente da FIA para África

Fotos: O País

Rodrigo Rocha passou  a assumir,  desde sexta-feira, o cargo de vice-presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para o desporto, na região de África. O acto foi confirmado em eleições do organismo que gere o desporto motorizado ao nível mundial, cujo vencedor foi Mohammed Bem Sulayem, dos Emirados Árabes.

Com a eleição, Rodrigo Rocha entra para a história como o primeiro dirigente africano de automobilismo a assumir o cargo. A eleição teve lugar na Assembleia-Geral, que teve lugar na França. O actual presidente da Automóvel Touring de Maputo (ATCM) venceu a concorrência de Surinder Thatthi da Costa do Marfim.

A indicação de Rodrigo Rocha para esse cargo é resultado do trabalho vistoso implementado pela Automóvel & Touring Clube de Moçambique, no qual se destacam as formações de mais de 180 comissários de pista, 10 directores de prova e médicos para assistência aos pilotos.

Aliás, a dupla de comissários de pista do ATCM, nomeadamente, António Pereira e Miguel Tiago, participou este ano no Campeonato do Mundo de Rali, WRC, no Quénia, durante um período de cinco dias.

Tiago e Pereira tiveram a oportunidade de colher experiência em competições duras como ralis, uma vez que, no país, tem trabalho apenas em provas de velocidade.

Foi ainda importante “beber” conhecimento de quem aposta fortemente nos ralis, nos quais participam equipas de fábricas como a Toyota, Hyundai, Ford, entre outras.

Contribuiu, também, para esta indicação o volume de provas realizadas no parque desportivo do clube, com destaque para o Picanto Cup, principal realização dos últimos tempos.

Ano passado, e no quadro da aposta na qualidade por parte do elenco de Rodrigo Rocha, o ATCM apostou em tecnologias de referência, lançando simuladores para corridas digitais.

Era, de resto, nada mais nada menos que segmentar quem já é um talento do desporto automóvel através de uma plataforma que congrega pilotos da Fórmula 1 e pilotos do World Rally Championship (WRC) que usam o digital como uma das formas, não só de treinarem, mas também de manterem a chama da competição.

O ATCM é membro da FIA desde 2006, ano em que passou a ser reconhecido por esta agremiação internacional.

MOHAMMED BEN SULAYEN ELEITO PRESIDENTE DA FIA

Mohammed Ben Sulayem, 60 anos, é o novo presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), sucedendo Jean Todt, depois de 12 anos de liderança do antigo piloto de rali francês. O multimilionário dos Emirados Árabes Unidos, 14 vezes campeão de ralis do Oriente Médio, trocou os carros pelos cargos administrativos, tornando-se, deste modo, o primeiro não-europeu a ocupar o cargo máximo da FIA. Mohammed Ben Sulayem derrotou o adversário e candidato ao lugar, Graham Stoker, com 61.6% dos votos. Entretanto, um dia depois de ter sido anunciado como novo presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem assumiu que uma das suas primeiras tarefas será guiar o organismo no sentido de perceber se Lewis Hamilton violou efectivamente os regulamentos ao não marcar presença na gala realizada esta quinta-feira. E, se se confirmar que tal aconteceu, Ben Sulayem deixa claro que não haverá perdão ao britânico, que, como se sabe, está de costas voltadas com o organismo por conta do final polémico do Mundial de Fórmula 1 deste ano.

“No final de contas, regras são regras. Por isso, vamos olhar para elas e perceber se houve alguma violação. Claro que vamos seguir as nossas regras. Mas, não vamos fazer com que um campeão não se sinta bem. É fácil e barato ser bom para as pessoas. E isso é também algo que motiva. Mas, se houver alguma violação, não haverá qualquer perdão nisso. O perdão existe, mas regras são regras. E eu digo sempre ‘as regras não se fazem, um homem é quem as fez’. E elas podem ser melhoradas e mudadas por homens. Por isso, as regras estão lá para ser melhoradas”, disse.

 

PRESIDENTE DA REPÚBLICA FELICITA ROCHA

Texto: Aristides Cavele

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, felicitou Rodrigo Rocha pela sua eleição, sexta-feira última, ao cargo de vice-presidente da Federação Internacional de Automobilismo para a região de África.

É mais um moçambicano a assumir um cargo de prestígio numa instituição internacionalmente reconhecida: mediatizada FIA.

Dois anos bastaram na presidência do Automóvel & Touring Clube de Moçambique para Rodrigo Rocha imprimir uma nova dinâmica com a reabilitação e modernização da pista, formação de comissários de pista e realização regular de provas, algumas com dimensão internacional como PICANTO CUP, para que fosse reconhecido ao nível internacional e integrasse a lista do actual presidente da FIA na qualidade de vice-presidente para a região de África. E esta nomeação não passou despercebida ao Presidente da República, que o felicitou.

“O nosso compatriota Dr. Rodrigo Rocha foi eleito para o cargo de Vice-Presidente da Federação Internacional de Automobilismo, para um mandato de quatro anos.

Estamos convictos de que a sua eleição para a nobre função de direcção do automobilismo a nível mundial é o reconhecimento da sua capacidade de gestão do desporto motorizado, área na qual demonstrou capacidade e conhecimento profundo no continente africano, em geral, e em Moçambique, em particular”, lê-se na mensagem de Filipe Nyusi, publicada na rede social Facebook.

O Chefe de Estado reconhece que esta e outras nomeações prestigiam o país:

“Esta eleição do Dr. Rocha para tão prestigiante cargo é mais um reconhecimento da qualidade dos quadros que o nosso belo Moçambique produz, e é também orgulho redobrado para todos nós como povo que trabalha em prol de um país mais reconhecido a nível mundial e com extraordinária auto-superação. Ao Dr. Rocha, vai o meu profundo reconhecimento, e, aos moçambicanos em geral, vai o meu encorajamento para que continuemos a nossa contribuição para o bem da nossa pátria amada.  Muitos sucessos nos novos desafios, Dr. Rocha”, deseja o Presidente da República.

Rodrigo Rocha foi nomeado para um mandato de quatro anos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos