O País – A verdade como notícia

Rodrigo Almeida em segundo no “ BMW 2 Cup”

O piloto moçambicano, Rodrigo Almeida, esteve em destaque, sábado, ao terminar na segunda posição na segunda prova da BMW M2 CUP, prova realizada no circuito de Zolder, na Alemanha.

Jovens talentosos contra “velhos”: por muito tempo, parecia que Davit Kajaia assinaria o melhor tempo na BMW M2 Cup, em Zolder, na Alemanha. Mas no último segundo, o jovem piloto moçambicano Rodrigo Dias Almeida tirou do topo o veterano da Geórgia.

Até alguns segundos antes do final da prova, Davit Kajaia liderava com uma vantagem de mais de sete décimos sobre Immanuel Vinke.

Tudo apontava para uma primeira linha de Kajaia e Vinke, isto antes de Rodrigo Almeida “emergir subitamente das profundezas” e terminar na primeira posição nos treinos cronometrados.

O motivo da surpresa no final da sessão de treinos cronometrados? A ousada escolha de pneus do jovem piloto de 17 anos. Como a pista estava a secar, depois da chuva que se fez sentir na sexta-feira, o piloto moçambicano atreveu-se a mudar para “slicks”. E deu-se muito bem, partindo para a prova de sábado na “poule position”.

“A coragem foi recompensada e o resultado é uma merecida ‘pole position’. Agora estou animado para ver o que ele vai fazer na corrida ”, elogiou o director da prova, Jörg Michaelis.

Louis Henkefend terminou em quarto, seguido por Fabian Kreim e Theo Oeverhaus. Carrie Schreiner foi oitavo atrás de Nicolas Hancke. A ex-piloto do ADAC GT Masters foi a mulher mais rápida na pista. Jaqueline e Alesia Kreutzpointner ficaram atrás ocupando o nono e décimo lugar, respectivamente.

A experiência em mudar as circunstâncias era ainda mais importante. O ex-piloto da TCR Davit Kajaia tinha muito disso, o que demonstrou com uma volta fabulosa logo no início da qualificação.

Já no sábado, Rodrigo Almeida voltou a estar muito bem na corrida, terminando na honrosa segunda posição diante de pilotos mais experientes. Almeida não só fez ecoar o hino nacional num palco mundial como também valorizou as cores da multicolor bandeira nacional.

A frenética prova teve como grande vencedor o tricampeão alemão de rally, Fabian Kreim. Salme Owega, o mais jovem em campo, fez uma corrida fantástica para recuperar o atraso. Após problemas técnicos na qualificação, o jovem de 16 anos largou da última posição da grelha. Na corrida, o homem de Colônia subiu até a terceira posição e completou o pódio.

 

UM PILOTO EM ASCENSÃO

Mais internacionalizado piloto moçambicano da actualidade, Rodrigo Almeida foi anunciado este ano como piloto BMW.

Esta ligação é fruto do bom desempenho em competições internacionais, sendo de destacar o primeiro lugar alcançado em Agosto de 2020 na CR DSG Europe Series ao lado do italiano Gabriele Volpato ao volante de Volkswagen Golf GTI.

O talentoso piloto conta, igualmente, com presença na corrida das 24H Dubai, prova  inserida no campeonato das 24H serie, competição na qual terminou na 33ª posição.

Conta-se ainda um segundo lugar na prova de Touring Car Racing Series, TCR Ibérico, no circuito espanhol Jerez de La Frontera, província de Cádiz.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos