O País – A verdade como notícia

Rodrigo Almeida com prestação honrosa na corrida 24H Dubai

O piloto moçambicano Rodrigo Almeida teve, em conjunto com mais quatro pilotos, uma prestação honrosa na corrida das 24H Dubai, prova  inserida no campeonato das 24H serie.

Ao comando de uma viatura BMW M4 GT4, e naquela que foi a sua primeira experiência numa prova de resistência, Rodrigo Almeida e sua equipa ficaram 33.º lugar da geral em 52 carros e 5º lugar na categoria de GT4.

Esta prova, que não estava prevista no calendário do jovem piloto, foi bastante dura  com a sua equipa a enfrentar algumas adversidades, uma vez que foi forçada a reparar a viatura por três vezes sendo que uma delas teve a duração de três horas.

Esta situação, desde logo, condicionou a prestação de Rodrigo Almeida e sua equipa que pretendiam atacar os lugares de pódio.   Aliás, Rodrigo Almeida foi escolhido para fazer o último “stint” quando já não era a vez dele de pilotar o carro, ganhando cinco posições na geral.

Com uma evolução muito grande, sobretudo ao nível internacional, Almeida foi vencedor em Agosto do ano passado da prova de abertura do TCR DSG Europe Endurance, em Misano, na Itália, fazendo dupla dupla com o italiano Gabriele Volpato ao comando de um VW Golf GTI da equipa Elite Motorsport.

Estreante nesta pista da Andaluzia, terminou a jornada como vice-campeão da classe DSG do TCR Ibérico.

Já em Dezembro de 2020, encerrou a sua participação em segundo lugar na prova de Touring Car Racing Series, TCR Ibérico, no circuito espanhol Jerez de La Frontera, província de Cádiz.

O piloto de 16 anos esteve até em desvantagem no dia que antecedeu a final devido a um furo registado no primeiro treino.

ALTA ROTAÇÃO

Rodrigo Dias Almeida nasceu a 30 de Março de 2004 na cidade de Santo Tirso, distrito do Porto, em Portugal, e residente na cidade de Maputo.

Actualmente, o talentoso piloto compete na série TCR com a licença de Moçambique. Apesar das adversidades, 2020 foi um ano de afirmações com várias conquistas. Foi também um ano de confirmação do piloto moçambicano entre os grandes num campeonato europeu super competitivo.

Em 2019, Rodrigo Almeida participou do Campeonato Mundial CIKFIA e Europeu de Karting na KZ2 categoria, tendo registado ainda uma aparição no Campeonato Alemão de Karting DKM e participando da WSK Euro Series, troféus Super Masters.

Em 2018, o piloto participou da CIK FIA Academy onde obteve o honroso 22º lugar em 53 pilotos, foi 4º no Campeonato Max Karting da Espanha na categoria Max Júnior, participou do campeonato da Final Mundial do IAME em Le Mans, na França.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos