O País – A verdade como notícia

Ricardo Barradas lança obras literárias relacionadas com histórias de Moçambique

O escritor moçambicano,Ricardo Barradas, lança nesta quarta-feira duas obras literárias “Ilha de Moçambique, estórias da sua história” e “Memória dos elefantes de Moçambique”, trata-se de obras que representam um contributo para as comemorações dos 200 anos de elevação da ilha de Moçambique à categoria de cidade.

As obras recorda como o comércio do marfim foi, para além do comércio do ouro e dos escravizados, o massacre de elefantes e respectiva violenta agressão ambiental ocorrida especialmente nos séculos XVII e XVIII determinados pelo comércio do marfim, constitui peça básica deste livro.

O escritor dedica às duas obras aos jovens para lhes facilitar o conhecimento da história do país através de uma leitura simples e acessível.

Os relatos contidos nestes livros são factuais, minuciosos e objectivos, baseando-se em bibliografias listadas no final de cada um dos livros, conferindo um evidente rigor académico a estas obras.

As obras serão apresentadas pelo Eng. Álvaro Carmo Vaz, professor catedrático da Universidade Eduardo Mondlane que foi o primeiro Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Moçambique.

O Conselho de Administração da Gapi, a instituição patrocinadora da sua edição, expressou as razões para o seu apoio: “Quando Ricardo Barradas nos convidou a nos associarmos a este livro, que retrata as estórias da história daquela que foi a primeira capital de Moçambique, a Ilha que leva o mesmo nome, fascinou-nos, dentre várias razões, o facto de te?-lo dedicado a? juventude.”

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos