O País – A verdade como notícia

Reynolds defende que um líder deve preocupar-se em obter melhores resultados dos outros

“Um líder é aquela pessoa que, com o seu exemplo, pode inspirar os outros e tirar melhores resultados deles. E Estratégia é um plano para conseguir um objectivo com aquilo que se tem”. Estas foram as palavras bem destacadas por Juan Reynolds, especialista em liderança, que, neste início de tarde, interveio no Mozefo Young Leaders, a decorrer até amanhã no Centro de Conferências Joaquim Chissano, na cidade de Maputo.  

Discursando alicerçado ao tema “A liderança como estratégia e estratégia para liderança”, Reynolds esmerou-se em explicar o que faz as pessoas líderes. Para o orador, a liderança é interna à pessoa, daí conseguir-se ter êxito na questão quando se consegue realizar com efeito o exercício de instrospecção, com imaginação susceptível de criar uma nova realidade, tendo em consideração o contexto em que se está.

Num continente que avançou muito na escolarização primária e secundária, faltando o nível superior, Reynolds entende que os africanos têm uma enorme oportunidade de explorar as riquezas. Nesse sentido, a fé e a paixão são importantes para o alcance dos objectivos individuais, com ajuda do intelecto. “A liderança não vale para nada se a pessoa não acredita no que está a fazer. O líder deve sustentar ideias que ajudem o mundo a ser melhor”, proferiu Reynolds, acrescentando: “as primeiras coisas que se deve desenvolver no processo de liderança são os processos internos”.

Ainda esta tarde, os oradores vão debater à volta do tema “O uso da inteligência artificial nos cuidados pré-natais”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos