O País – A verdade como notícia

Retomado o pagamento de subsídio do Idai em Sofala

Foi retomado há cerca de uma semana, na província de Sofala, o pagamento do subsídio de Idai, no valor de sete mil e quinhentos meticais. Trata-se da segunda tranche, a primeira foi paga em finais do ano passado.

O subsídio tem em vista, apoiar as famílias mais carenciadas que foram vítimas do ciclone Idai, que devastou a região centro do país, em Março de 2019.

“São pouco mais de 54 mil agregados familiares que vão se beneficiar deste subsídio. Como devem ter acompanhado, na primeira fase 7.500 e nesta estamos, igualmente, a pagar o mesmo valor, totalizando assim 15 mil para cada família. Para aqueles benificiários que por alguma razão não conseguiram estar na primeira tranche, vão receber as duas tranches numa única vez”, explicou Abudul Razak, delegado do Instituto Nacional de Acção Social em Sofala.

Os benificiários residem nos distritos de Búzi, Gorongosa, Muanza, Nhamatanda e Beira. O processo terminou sem sobressaltos, na passada terça-feira, nos primeiros quatro distritos e arrancará esta quinta-feira, na cidade da Beira, onde, no ano passado, houve muita confusão quando inúmeras pessoas invadiram os locais de pagamento, exigindo os valores, mesmo sem terem sido inscritas.

“Desta vez, pautamos por envolver todas as entidades da província e difundir a informação sobre quem tem efectivamente direito a receber o subsídio. Temos fé que agora estamos melhor organizados, contudo, voltamos a apelar para que apenas os benificiários acorrerem aos postos de pagamentos. Estamos num período crítico da COVID-19, daí que temos de colaborar para evitar aglomerados”, exortou Razak.

Abudul Razak lembrou, ainda, que o processo nada tem a ver com o pagamento de subsídios concernente à COVID-19.

“Todas aquelas pessoas inscritas pelo Governo, no âmbito da mitigação da COVID-19, devem manter-se calmas, porque logo que terminarmos o pagamento dos subsídios do Idai, iniciaremos o cadastramento e inscrição biométrica dos beneficiários e oportunamente anunciaremos as datas para o pagamento dos valores”, garantiu.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos