O País – A verdade como notícia

Retoma do Moçambola com liderança na mira

Foto: O Pais

Black Bulls e Ferroviário da Beira continuam a luta pela liderança do Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola 2021, agora separadas por apenas dois pontos, a maior para os “touros”. As duas equipas jogam fora de portas esta semana, numa jornada que terá no Ferroviário de Maputo vs Costa do Sol o clássico do futebol moçambicano.

Depois da paragem para dar lugar aos jogos dos Mambas, de qualificação ao Mundial de 2022, o campeonato nacional regressa aos campos com jogos aliciantes. Os destaques vão para a luta pela liderança, em que Black Bulls, líder com 41 pontos, e Ferroviário da Beira, segundo com 39 pontos, mantém a mira no topo. Mas, teremos um clássico do futebol moçambicano, um derby da capital do país, entre “canarinhos” e “locomotivas” da capital do país.

 

LIDERANÇA EM CAUSA NESTA JORNADA

Separadas por apenas dois pontos, “touros” e “locomotivas” do Chiveve querem levar a decisão até às últimas consequências. Aliás, o Ferroviário da Beira tem estado a aproveitar os deslizes da Black Bulls, que, em duas jornadas, perdeu quatro pontos, diante do Ferroviário de Maputo e União Desportiva de Songo. Nesses dois jogos, o Ferroviário da Beira aproveitou para vencer os seus jogos e aproximar-se à liderança.

Nesta jornada, procura, então, “assaltar” essa posição, sendo que apenas dois resultados interessam: a vitória na deslocação ao Alto Macassa, diante da Associação Desportiva de Vilankulo, e a derrota da Black Bulls, na deslocação (ainda que dentro do seu território) ao Campo da FMF, diante do Desportivo Maputo.

À Black Bulls, apenas a sua vitória para continuar na frente da tabela classificativa, independentemente do resultado da turma de Chiveve.

No entanto, há factos que devem ser tidos em conta: tanto a AD Vilankulo como o Desportivo Maputo não atravessam um bom momento de forma e acabam de afastar os respectivos treinadores, estando a ser liderados pelos então treinadores-adjuntos, de forma interina.

Porém, mais dificuldades terá, certamente, o Ferroviário da Beira, num terreno nada fácil, de onde é sempre difícil sair com os três pontos. Aliás, as únicas equipas que lograram vencer no Alto Macassa foram somente a União Desportiva de Songo e a Black Bulls.

O jogo AD Vilankulo vs Ferroviário da Beira realiza-se no sábado e o Desportivo Maputo vs Black Bulls disputa-se no domingo.

Destas duas equipas que lutam pela liderança, há um “intrometido” que está à espreita. O Ferroviário de Lichinga está a sete pontos da Black Bulls e a cinco do Ferroviário da Beira. Certamente, a rezar para que as duas equipas da frente percam nos seus jogos e os “locomotivas” de Lichinga vençam, na deslocação a Quelimane, onde defrontam o Matchedje de Mocuba.

Ainda que não seja um jogo fácil, mesmo tendo goleado os “militares” na primeira volta, a turma de Antoninho Muchanga tem tudo para sair com os três pontos e manter a perseguição ao grupo da frente.

 

CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS ENTRE “FALHADOS”

Ainda no sábado, temos um jogo importante: o clássico entre duas equipas que, praticamente, atiraram a toalha ao chão na luta pelo título. São os clubes mais titulados, mas, neste ano, já acordaram do sonho de serem campeões. Trata-se do derby da capital do país entre Ferroviário de Maputo e Costa do Sol, que apenas jogam pela honra e procuram chegar aos lugares cimeiros.

O Ferroviário de Maputo soma 31 pontos e o Costa do Sol, 26, por isso a luta vai ser titânica. Ademais, na primeira volta, os “locomotivas” da capital do país venceram no ninho do canário, por 2-1, daí que o Costa do Sol vai procurar a desforra.

Artur Semedo não vai permitir uma derrota e precisa de manter a onda vitoriosa da sua equipa, o mesmo que acontece com Danito Nhampossa, que quer provar que serve para liderar o comboio.

Ainda que sem público, no Estádio da Machava poder-se-á ouvir muito barulho, tratando-se de um clássico entre duas equipas que já conquistaram o título moçambicano por 10 ocasiões cada uma.

 

TRANQUILIDADE EM DISPUTA EM MAPUTO E NAMPULA

Outros jogos desta jornada são da procura da tranquilidade. Liga Desportiva de Maputo (9º com 24 pontos) vs Ferroviário de Nacala (7º, também com 24 pontos) e Ferroviário de Nampula (10º com 18 pontos) vs Incomáti de Xinavane (11º com 17 pontos) são jogos que terão lugar no domingo.

Prevê-se muita disputa, até porque quem perder vai ficar atrasado em relação ao seu adversário desta jornada e, por conseguinte, mais apertado na luta pela manutenção.

Entretanto, esta jornada ficará amputada com a não realização do jogo entre a União Desportiva de Songo e o Textáfrica do Chimoio, devido à participação dos “hidroeléctricos” de Songo nas afrotaças.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos