O País – A verdade como notícia

Restos mortais de Desmond Tutu já na Catedral de São Jorge

Os restos mortais do Arcebispo Emérito Desmond Tutu já se encontram na Catedral de São Jorge, na Cidade do Cabo, onde serão velados até à data do funeral, no sábado.

Tem sido assim, durante 10 minutos, desde o meio-dia de segunda-feira. Esta quinta-feira, o caixão com os restos mortais de Desmond Mpilo Tutu foi transportado para a Catedral Anglicana de São Jorge, na Cidade do Cabo, para as cerimónias de homenagem, que antecedem à sua cremação no sábado.

Antes do caixão entrar na Catedral Anglicana de São Jorge, na Cidade do Cabo, subindo degrau a degrau nas mãos de outros clérigos, foi preciso defumar o caminhar com incenso, para a bênção do teólogo e também professor cuja morte choca todas as pessoas que o conheceram.

Enquanto do lado de fora algumas pessoas faziam fila e aguardavam pela sua vez para renderem homenagem ao arcebispo Desmond Tutu, no interior da Catedral de São Jorge outras faziam vénia ao homem que, durante a vida, deu a sua voz pela maioria, sobretudo injustiçada.

Antes do seu desaparecimento físico, Desmond Tutu deixou recomendações sobre como devia ser o seu funeral, segundo a News24.

“Eu preparei-me para a minha morte e deixei claro que não desejo ser mantido vivo a todo custo. Espero ser tratado com compaixão e ter permissão para passar para a próxima fase da jornada da vida de maneira que eu escolher”, afirmou Tutu.

A família Tutu e as duas fundações que vergam de uma de vozes mais influentes no mundo contaram ainda, de acordo com a News24, que o símbolo da luta contra o apartheid pediu, igualmente, um funeral sem ostentação e com um caixão simples.

“O Arcebispo foi muito claro sobre os seus desejos para o funeral. Ele não queria ostentação ou gastos extravagantes. Ele pediu que o caixão fosse o mais barato disponível e que um buquê de cravos da sua família fossem as únicas flores na catedral”, determinou Tutu.

Várias personalidades são esperadas no último adeus a Desmond Tutu, falecido a 26 de Dezembro.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos