O País – A verdade como notícia

Restos mortais de Daviz Simango velados no “Chiveve” e sábado vão a enterrar

Os restos mortais de Daviz Simango, que vão a enterrar este sábado, encontram-se na capital de Sofala. A recepção da urna foi feita por dezenas de pessoas, no Aeroporto Internacional da Beira.

A urna contendo os restos mortais de Daviz Simango chegou por volta das 20 horas e meia, no Aeroporto Internacional da Beira.

Transportada da África do Sul para Moçambique, numa aeronave de pequeno porte, membros do Governo, familiares e simpatizantes do MDM assistiram ao momento em que elementos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) descarregavam o caixão, no aeroporto.

Com recepção militar a urna foi transportada em escolta para o edifício do Conselho Autárquico da Beira, onde vários munícipes aguardavam para contemplar a chegada do corpo do líder político. Em agitação, no átrio do município da Beira, estavam inúmeros munícipes, uns em motorizadas, outros em carros e outros ainda simplesmente sem nenhum desses meios. Mas todos com vontade comum: ver a urna com os restos mortais do autarca a ser descarregada no edifício onde em vida frequentou.

Entre os que estiveram presentes na recepção da urna, destaque vai para o governador de Sofala, Lourenço Bulha, a secretária de Estado de Sofala, Stella Pinto Zeca, bem como os membros da Comissão Política do MDM, que estarão reunidos esta sexta-feira para delinear os moldes em que as exéquias fúnebres irão seguir. Daviz Simango terá funeral oficial, anunciou o Governo.

Um elemento também a destacar que se verificou durante a recepção da urna com restos mortais de Daviz Simango é a emoção expressa pelos familiares do finado. Lutero Simango e outros familiares do autarca derramaram lágrimas, em abraços uns aos outros, numa clara manifestação de mútuo consolo, diante da consternação que a família Simango atravessa.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos