O País – A verdade como notícia

Reservatórios de água em Magude prontos até finais de Novembro

São ao todo, 5 reservatórios que estão a ser construídos no distrito de Magude, província de Maputo, para minimizar o sofrimento da população que, alguma, chega a percorrer pouco mais de 10 quilómetros a busca de água imprópria para o consumo.

A construção desses reservatórios faz parte de um projecto do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) e do Banco Africano de Desenvolvimento que visa disponibilizar a água para regiões áridas das províncias de Maputo e Gaza. Ao todo, são 14 reservatórios que serão construídos e estão orçados em cerca de 15 milhões de meticais.

Esta quinta-feira, a equipa do INGC esteve no local para avaliar o ponto de situação e foi dada a garantia de que até finais de Novembro as obras estarão concluídas.

Apesar de os reservatórios se mostrarem uma esperança para a tão sofrida população, não se descarta a possibilidade de não chover. E se isso acontecer, o Administrador de Magude disse que poderá se recorrer a perfurações, não obstante esse método ter se mostrado ineficaz das vezes passadas.

Depois da província de Maputo, a delegação do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades vai seguir para Gaza e Inhambane onde também fará uma avaliação do ponto de situação da seca das duas províncias.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos