O País – A verdade como notícia

Renovação com Abel Xavier quase fechada

Embora o jogo dos Mambas Legends, antigas lendas do futebol moçambicano, diante das antigas estrelas do Barcelona esteja na agenda do dia, a questão do comando técnico da selecção principal actual de futebol, os Mambas, continua uma preocupação. A renovação de Abel Xavier é, a esta altura, um assunto quase que encerrado. 

Embora o contrato assinado ano passado esteja ainda em vigor, já que termina a 30 deste mês, a direcção da Federação Moçambicana de Futebol garante que tudo está bem encaminhado para que nos próximos dias esteja o “preto no branco”.

Alberto Simango Jr., presidente do organismo que tutela o futebol moçambicano e, quiçá, a selecção nacional, disse que do lado da FMF, “e do lado do treinador também” há uma vontade enorme de que o passo seja dado e que a novela seja encerrada. “Já foi público que a Federação Moçambicana de Futebol já manifestou o desejo de prolongar o contrato de trabalho com o seleccionador nacional, portanto, estamos tranquilos em relação a isso”, garantiu Alberto Simango Jr. que acrescentou que “estão criadas as condições para continuar a trabalhar seguindo os objectivos que estamos a procura, que é melhorar a nossa classificação no ranking da FIFA e tentarmos o nosso apuramento ao CAN-2019”.
Num outro desenvolvimento, Alberto Simango Jr. falou dos motivos que levaram a selecção nacional a não disputar nenhum jogo nesta jornada dupla da data-FIFA. O presidente da FMF alegou falta de condições para que os Mambas estivessem “fora de jogo” neste final de semana reservado as selecções nacionais.

“Tentamos realizar alguns jogos para esta data-FIFA, mas vimos que as condições logísticas não estavam criadas e essencialmente não vamos realizar jogos. Mas estamos em sintonia com a equipa técnica”, esclarece Simango Jr.

Ademais, para Simango Jr., a partir de agora, é tempo de preparar os jogos de qualificação ao CAN-2019, quando em Março defrontar a Guiné-Bissau e a Namíbia, onde espera que haja uma preparação devida “para que até a altura desse jogo a equipa nacional esteja em condições de encarar o jogo com optimismo e com vontade de querer vencer”.

Avaliação positiva dos Mambas
E porque já não há jogos da selecção para este ano, o presidente da FMF aproveitou para fazer uma avaliação da prestação dos Mambas neste ano de 2017, tendo dito que “a avaliação é positiva”. 

E justifica: “se estivermos atentos, realizámos jogos com diversas selecções de alto gabarito e conseguimos ombrear com todas elas. Em alguns jogos perdemos, outros empatamos e outros ainda ganhamos.  O que pretendemos é construir uma nova equipa da selecção nacional”.

Aliás, Simango diz que pode dizer, “de boca cheia”, que a avaliação que se faz como direcção da FMF “é positiva”. Afinal, “estamos satisfeitos por conseguirmos alcançar o principal objectivo que era constituir e construir uma nova selecção nacional”, terminou Alberto Simango Jr.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos