O País – A verdade como notícia

Renata e Cardoso doutores honoris causa pela Unirovuma

Justino Cardoso e Renata Sadimba receberam os títulos de doutor honoris causa pela Universidade Rovuma, em Nampula, numa cerimónia que contou com a presença do Chefe de Estado.

Centro Cultural da Universidade Rovuma – novas instalações que, no dia da sua inauguração pelo Presidente da República, acolheram a cerimónia de outorgação do título de doutor honoris causa a duas figuras das artes. Aliás, as obras de cerâmica de Renata Sidimba, a maconde que conquistou o mundo trabalhando o barro, bem como as obras de banda desenhada do macua Justino Cardoso, impressionaram o Presidente nesta exposição.

Dentro do auditório, 25 mestres eram graduados, mas as figuras de destaque eram os dois artistas, por isso, foi sobre eles que Filipe Nyusi se debruçou com profundidade.

“Não tínhamos a dimenção que aqui foi descrita dos nossos compatriotas. Aliás, nós também, como Governo, já reconhecemos, fizemos homenagens, por causa disso, condecoramos esses irmãos. Assim, saudamos e reconhecemos em nome do povo moçambicano a Unirovuma pela decisão sábia de galardoar os dois artistas e através deste evento reconhecemos os seus feitos extraordinários e excepcionais que servirão como inspiração para os jovens, dentro e fora da academia”.

Satisfação. É assim como reagiram os doutores honoris causa que cada um soma este título pela segunda vez, mas, desta vez, com sabor diferente, porque cada um saiu com 240 mil meticais em dinheiro, doado por instituições nacionais.

“Estou a ter muita surpresa neste sentido. Surpresa porque existe uma valorização constante dos meus trabalhos”, manifestou-se Justino Cardoso, homem do distrito de Namapa que, ao longo de décadas de carreira, escreveu perto de 20 livros de banda desenhada, contando a história do país e todos foram publicados no estrangeiro, porque sente que a nível interno não era compreendido.

Nyusi aproveitou a ocasião para pedir a valorização de fazedores das artes no país, tendo elogiado o conselho científico daquela universidade pelos títulos atribuídos esta quinta-feira.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos