O País – A verdade como notícia

Renamo classifica como ilegal a entrada de tropas ruandesas em Cabo Delgado

O presidente da Renamo classificou ontem a entrada de militares ruandeses no país como ilegal, considerando que o parlamento e os países da região deviam ter sido avisados.

“Os militares ruandeses estão no país de forma ilegal na medida em que a Assembleia da República não teve conhecimento e os próprios países que fazem parte da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) foram apanhados de surpresa”, declarou à imprensa Ossufo Momade, no final de uma visita a Cabo Delgado.

Para o líder do principal partido de oposição , o Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, violou a Constituição por não ter colocado o assunto em debate no parlamento.

“O Presidente deve respeitar a constituição e levar este assunto à Assembleia da República”, declarou Momade, frisando que a SADC também foi apanhada de surpresa.

“O que nós pensávamos que iria acontecer era que a SADC viria com a sua força a partir do dia 15, mas ficarmos surpreendidos quando percebemos que primeiro chegou a força ruandesa, o que preocupa aos moçambicanos”, concluiu o presidente da Renamo.

A visita do líder da Renamo a província de Cabo Delgado teve a duração de quase uma semana, e tinha como principal objectivo, preparar quadros do partido para as próximas eleições.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos