O País – A verdade como notícia

Relaxamento de restrições reanima sector de hotelaria e restauração na cidade de Maputo

É com agrado e com esperança de dias melhores que o sector de hotelaria e restauração tem recebido informações de relaxamento de algumas medidas restritivas anunciadas pelo Chefe de Estado. No Hotel Vilas das Mangas, por exemplo, as solicitações de eventos sociais tendem a aumentar nos últimos tempos. “Temos recebido solicitações de baptizados, aniversários e casamentos. Com o aumento de participantes em eventos privados, as pessoas têm vindo ao nosso restaurante para celebrar esses momentos”, disse Olgito Guambe, representante do hotel.

Não são só moçambicanos a solicitar esse tipo de serviços, mas também estrangeiros graças à decisão presidencial de permissão de entrada de investidores. “Na semana passada por exemplo recebemos um grupo de investidores provenientes de Portugal que estiveram connosco por alguns dias”, precisou Guambe.

Por seu turno, Luís da Silva, chefe executivo do restaurante Mokotó Parrilla, disse ser ainda muito cedo para colher benefícios do aumento do horário de funcionamento dos restaurantes porque os prejuízos da paragem da actividade continuam a impactar o negócio.

Mas nem todos estão felizes…é o caso da gestão do South Beach que defende alargamento do horário para além das 22 horas.

Segundo a gestão da empresa, porque a situação não está boa teve que dispensar mais de uma dezena de trabalhadores. “Eles não foram dispensados, foram colocados em espera porque não temos capacidade de pagar a todos eles. Ficamos com um número reduzido para continuarmos com o nosso negócio. Mas os prejuízos causados pela pandemia são mesmo grandes”, lamentou Linda Argiropulos, gestora do South Beach.

Apesar de nem todos estarem satisfeitos, os gestores garantem estar a obedecer a todas as recomendações de prevenção da COVID-19. Recorde-se que Filipe Nyusi justificou que as medidas de relaxamento visam reanimar a economia abalada pela pandemia.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos