O País – A verdade como notícia

Reinildo nos oitavos-de-final na Liga dos Campeões

Fotos: UEFA

O Lille, equipa na qual actua o moçambicano Reinildo Mandava, qualificou-se aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões Europeus, após vencer, na deslocação à Alemanha, o Wolfsburg por 3-1, na última jornada do Grupo G. Reinildo Mandava fez os 90 minutos na partida.

No Grupo G no qual todos podiam apurar-se na última ronda, os campeões franceses venceram os alemães e garantiram o primeiro lugar do grupo com 11 pontos.

O turco Burak Ylmaz abriu o activo logo aos 11 minutos, num lance de contra-ataque conduzido por Ikone.

No segundo tempo, os franceses marcaram mais dois golos. Angel Gomes assistiu Jonathan David para o 2-0 aos 72 minutos e ele próprio fez o 3-0 aos 78 minutos, a passe de Ikoné.

O Wolfsburgo reduziu por Steffen, mas terminou no último posto com cinco pontos.

Reinildo Mandava foi o quarto melhor jogador em campo, mas o melhor defesa das duas equipas, com cinco cortes de bola, dos quais um que evitou o golo do adversário, dois roubos de bola, 39 passes feitos, dos quais 28 feitos com perfeição, o que vale 72% dos passes certos, duas faltas cometidas e quarto faltas sofridas.

O Lille termina em primeiro, seguido do Salzburgo, e ambos transitam aos oitavos-de-final, onde já estão outras 13 equipas, nomeadamente: Manchester City (ING), Paris Saint-Germain (FRA), Liverpool (ING), Atlético Madrid (ESP), Ajax (HOL), Sporting (POR), Real Madrid (ESP), Inter (ITA), Chelsea (ING), Juventus (ITA), Bayern (ALE), Benfica (POR) e Manchester United (ING).

Benfica e Sporting poderão ser adversários do Lille nos oitavos-de-final da prova, uma vez que os vencedores dos grupos defrontam os segundos classificados, num sorteio que será realizado na próxima segunda-feira.

 

BAYERN AJUDA BENFICA A APURAR-SE E ATIRA BARCELONA PARA A LIGA EUROPA

O Barcelona não conseguiu apurar-se para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os culés estavam obrigados a fazer um melhor resultado que o Benfica, mas frente ao já apurado Bayern Munique, a equipa catalã perdeu, mesmo com os bávaros a fazerem várias poupanças.

No Allianz Arena, o Bayern Munique abriu o activo aos 34 minutos, num desvio de cabeça de Thomas Muller, confirmado pela tecnologia de linha de golo. O passe foi de Lewandowski.

Ainda no primeiro tempo, o extremo Leroy Sané experimentou uma ‘bomba’ de longe, Ter Stegen deu uma ajuda e o Bayern foi para o intervalo a vencer por 2-0.

No segundo tempo, o jovem Musiala fez o 3-0 aos 62 minutos, a passe de Alphonso Davies.

O Bayern junta-se ao Ajax e ao Liverpool entre as equipas que fizeram o pleno na fase de grupos, com seis vitórias em outros tantos jogos.

O Benfica termina o grupo com oito pontos, mais um que o Barcelona. Dínamo Kiev fez um ponto, no empate caseiro com o Benfica.

 

JÁ HÁ DATA E HORA PARA O JOGO ENTRE ATALANTA E VILLARREAL

O jogo entre os italianos da Atalanta e os espanhóis do Villarreal, da sexta jornada do grupo do Grupo F da Liga dos Campeões em futebol, foi adiado para esta quinta-feira devido a “condições climatéricas adversas”.

“Devido às adversas condições climatéricas, o árbitro, depois de conversar com o delegado da UEFA e com as equipas, decidiu adiar o encontro entre Atalanta e Villarreal em Bérgamo”, refere a UEFA.

Já a Atalanta, nas suas redes sociais, adianta que, devido à neve, a partida foi adiada e será disputada na quinta-feira, às 19h00 locais (20h00 em Maputo), informação confirmada pelo Villarreal.

Com o Manchester United já confirmado no primeiro lugar do grupo, o jogo entre a Atalanta e o Villarreal será decisivo para apurar qual a segunda equipa a seguir em frente e a conseguir a última vaga para os oitavos-de-final.

Quem acabar em terceiro vai disputar os ‘play-offs’ de acesso aos ‘oitavos’ da Liga Europa.

O Villarreal soma sete pontos, enquanto a Atalanta tem seis. O Manchester United acabou em primeiro, com 11 pontos, enquanto o Young Boys foi quarto, com cinco.

 

BARCELONA COM O PIOR REGISTO NA CHAMPIONS CAI PARA LIGA EUROPA PELA 1ª VEZ

A eliminação do Barcelona na Liga dos Campeões explica-se pela crise desportiva e financeira que o clube atravessa. A saída de Messi deixou o clube órfão, como mostram os resultados tanto em Espanha como na Liga dos Campeões.

Ao perder diante do Bayern Munique, o Barça falhou a passagem para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, depois de 18 apuramentos consecutivos. O clube catalão caiu para a Liga Europa, prova que nunca disputou. A última vez em que participou na segunda prova mais importante da UEFA foi na época 2003/2004, na extinta Taça UEFA.

Nos seis jogos da fase de grupos, o Barcelona apenas marcou dois golos, naquele que é o seu pior registo de sempre na Taça/Liga dos Campeões. Nesta edição, apenas o Dínamo Kiev e o Malmo fizeram pior que os culés, ao marcarem um golo cada nos seis jogos da fase de grupos. Os tentos foram marcados nos dois jogos com o Dínamo Kiev, na Ucrânia e na Catalunha.

Também o Shakhtar Donetsk marcou apenas dois golos.

 

APURADOS PARA OS OITAVOS DE FINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES:

– Manchester City (ING)

– Paris Saint-Germain (FRA)

– Liverpool (ING)

– Atlético Madrid (ESP)

– Ajax (HOL)

– SPORTING (POR)

– Real Madrid (ESP)

– Inter (ITA)

– Chelsea (ING)

– Juventus (ITA)

– Bayern (ALE)

– BENFICA (POR)

– Manchester United (ING)

– Lille (FRA)

– Salzburgo (AUT)

 

TRANSITAM PARA O PLAY OFF DA LIGA EUROPA:

– Leipzig (ALE)

– FC PORTO (POR)

– Dortmund (ALE)

– Sheriff (MOL)

– Zenit (RUS)

– Barcelona (ESP)

– Sevilha (ESP)

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos