O País – A verdade como notícia

Reinildo no caminho do campeão na Liga dos Campeões

Fotos: UEFA

O Lille da França, equipa na qual actua o moçambicano Reinildo Mandava, vai defrontar o campeão europeu, Chelsea, nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os jogos estão marcados para Fevereiro e Março de 2022.

Depois de uma campanha oscilante na fase de grupos, em que acabou por terminar em primeiro no grupo G, o Lille vai enfrentar uma dura batalha nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Segundo o sorteio realizado esta segunda-feira, a equipa do moçambicano Reinildo Mandava vai cruzar caminho do actual detentor do troféu, o Chelsea, que terminou em segundo no seu grupo, atrás da Juventus.

Uma partida que não se avizinha fácil para o campeão francês, que, ao nível interno, não tem estado a passar por bons momentos, ocupando a esta altura a 11ª posição da Ligue 1, com 25 pontos em 18 jogos, a 20 pontos do líder, PSG.

Entretanto, o sorteio teve que ser repetido devido a problemas nos sistemas da UEFA, facto que apenas serviu para os restantes jogos, já que o embate entre Lille e Chelsea tinha sido o mesmo no primeiro sorteio

 

SPORTING ENFRENTA O MANCHESTER CITY E BENFICA TEM AJAX PELA FRENTE

Na repetição do sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, que decorreu ao início da tarde desta segunda-feira, o Sporting ficou a saber que vai enfrentar o Manchester City, onde jogam os portugueses Bernardo Silva, João Cancelo e Rúben Dias. Já o Benfica vai ter pela frente o Ajax, que foi adversário dos leões na fase de grupos.

O ‘onze’ de Rúben Amorim, segundo lugar do Grupo C, atrás do Ajax e à frente do Borussia Dortmund, começa em Alvalade, em 15, 16, 22 ou 23 de Fevereiro, e realiza o segundo jogo em Manchester, em 08, 09, 15 ou 16 de Março.

Enquanto a formação comandada por Jorge Jesus, que ficou no segundo lugar do Grupo E, atrás do Bayern Munique e à frente do FC Barcelona, joga o primeiro jogo na Luz e o segundo em Amesterdão.

No momento do sorteio, o Villarreal saiu ao Manchester United, quando isso não poderia suceder já que as duas equipas se defrontaram na fase de grupos da competição.

Depois de se retirar nova bola, saiu o Manchester City como adversário do Villarreal. No entanto, o Manchester United não ficou incluído como possível adversário do Atlético de Madrid que acabou por calhar em sorte ao Bayern. Os ‘red devils’ acabaram por se atravessar no caminho do PSG.

Antes do erro, os espanhóis do Real Madrid seriam os adversários do Benfica para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, enquanto ao campeão nacional Sporting tinha calhado a Juventus, de Itália.

Os ‘encarnados’ estão pela quinta vez nos oitavos-de-final, que ultrapassaram em 2005/06 (Liverpool), 2011/12 (Zenit) e 2015/16 (Zenit) e nos quais ‘caíram’ apenas em 2016/17 (Borussia Dortmund).

Já os ‘leões’ estão pela segunda vez nos oitavos-de-final, depois de em 2008/09 terem sido goleados por 1-12 (0-5 em casa e 1-7 fora) pelos alemães do Bayern Munique, na mais desequilibrada eliminatória da história da ‘Champions’.

 

HÁ MAIS ALGUMA COISA QUE DEVA SABER?

A regra dos golos fora foi abolida. Se um embate estiver empatado ao fim de 180 minutos, segue para prolongamento. Se o tempo extra não servir para encontrar o vencedor, este será, então, definido com recurso ao desempate por penáltis.

ALTERAÇÕES NOS PLANTÉIS

Cada clube pode registar, no máximo, três novos jogadores para os restantes encontros até à meia-noite do dia 2 de Fevereiro de 2021 (01 hora da madrugada em Moçambique). Os jogadores podem ter alinhado por outro clube na Liga dos Campeões ou na Liga Europa, mas existem restrições quanto ao número de jogadores da “Lista A”.

 

Os restantes jogos dos oitavos-de-final da liga dos campeões são:

Lille (França)                   vs       Chelsea (Inglaterra)

Sporting (Portugal) vs       Man. City (Inglaterra)

Benfica (Portugal)  vs       Ajax (Holanda)

Salzburg (Áustria)  vs       Bayern (Alemanha)

Atlético (Espanha)  vs       Man. United (Inglaterra)

Villarreal (Espanha)         vs       Juventus (Itália)

Inter (Itália)           vs       Liverpool (Inglaterra)

PSG (França)          vs       Real Madrid (Espanha)

 

CALENDÁRIO DA UEFA CHAMPIONS LEAGUE 2021/22:

Oitavos-de-final, primeira mão (15/16, 22/23 de Fevereiro)

Oitavos-de-final, segunda mão (8/9, 15/16 de Março)

Sorteio dos quartos-de-final e meias-finais (18 de Março)

Quartos-de-final, primeira mão (5/6 de Abril)

Quartos-de-final, segunda mão (12/13 de Abril)

Meias-finais, primeira mão (26/27 de Abril)

Meias-finais, segunda mão (3/4 de Maio)

Final (28 de Maio)

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos