O País – A verdade como notícia

Reinildo Mandava é campeão francês pelo Lille

O internacional moçambicano, Reinildo Mandava, é campeão da França ao serviço do Lille, depois de a sua equipa ter vencido o Angers, por 1-2, na partida da última jornada do campeonato local. Esta foi a primeira conquista de Mandava e o quarto título do Lille.

Estava tudo deixado para a última jornada. Lille e PSG lutavam pelo título francês e as expectativas dos moçambicanos residiam na equipa do lateral esquerdo Reinildo Mandava.

Jogando a titular, pela 29ª vez esta temporada, o internacional moçambicano viu a sua equipa vencer o Angers por 1-2, e nem a vitória do PSG no terreno do Brestois impediu que os festejos fossem para o LOSC Lille.

No final do encontro, a festa dominou os jogadores, a equipa técnica e todos os elementos do Lille, com Reinildo Mandava carregando a bandeira e o orgulho moçambicano às costas.

O jogador dos Mambas e do Lille, Reinildo Mandava, festeja em dose dupla, pois foi eleito o melhor lateral esquerdo da ligue 1, na temporada 2020/2021.

Na sua terceira época nos franceses do LOSC, o internacional moçambicano já disputou 60 partidas pelo Lille, das quais 3 na época 2018/2019, ainda por empréstimo do Belenenses SAD, 22 na temporada 2019/2020 e 35 na presente época, entre ligue 1, Copa da França e Liga Europa.

Nascido na cidade da Beira, Sofala, em 1994, o jogador de 27 anos já vestiu as cores dos Mambas por 25 ocasiões e apontou dois golos.

 

FILIPE NYUSI ESPERA QUE TÍTULO DE REINILDO INSPIRE OS MOÇAMBICANOS

O Presidente da República, Filipe Nyusi, recorreu às redes sociais para, em nome do povo, felicitar o jogador moçambicano pela conquista do título francês de futebol.

“Que esta vitória inspire outros atletas e todos nós a lutarmos sempre pelos nossos objectivos, mesmo quando parecem impossíveis de alcançar”, desejou Filipe Nyusi.

Nyusi destacou o facto de Reinildo Mandava ter ajudado o LOSC Lille a conquistar o troféu dez anos depois da sua última conquista. “Reinildo foi fundamental para esta conquista, facto que lhe valeu a distinção de melhor lateral esquerdo da prova”, escreve o Chefe do Estado moçambicano.

A Federação Moçambicana de Futebol também felicitou o jogador pela conquista do título e escreve, nas redes sociais, que se tratou de uma “brilhante conquista do título da França”.

Feizal Sidat realça, ainda, as qualidades do jogador, humildade e boa disposição: “o percurso desportivo de Reinildo é feito de muita luta, persistência e fé, que culminou com o título na ligue 1 da França”.

O Presidente da Federação Moçambicana de Futebol termina as suas felicitações, escrevendo que “esperemos que os nossos jovens futebolistas se inspirem no Reinildo e acreditem que, com humildade, trabalho e dedicação, podem, também, inspirar a ter sucesso no futebol mundial”.

O internacional moçambicano foi titular em 29 partidas nesta época na liga francesa e um total de 35 em todas as competições. Reinildo foi, assim, peça fundamental na conquista do quarto campeonato para o Lille.

Avaliado em 6 milhões de euros, Reinildo cumpre, assim, a sua terceira temporada no conjunto francês, tendo feito 60 aparições nos jogos da Taça de França e a Liga Europa. Chegou ao Lille por empréstimo do Belenenses SAD de Portugal.

 

MANINHO: “FAÇO VOTOS PARA QUE REINILDO CONTINUE A BRILHAR E A INSPIRAR”

“Reinildo ascendeu a equipa sénior do Ferroviário da Beira em 2012, vindo dos juniores e teve a sua fase de integração, por conta da sua simplicidade e da sua forma de ser e da sua humildade, porque era um jovem que gostava de ouvir e de aprender e gostava de estar no meio de pessoas crescidas para poder aprender, algo que o ajudasse a crescer.

Recordo-me de que, nesse mesmo ano, com muito empenho, acabou por conquistar a titularidade na equipa principal e, ano seguinte, conquistámos a Taça de Moçambique e, anos depois, foi a Portugal, mas, quando chegou, as coisas não corriam lá muito bem. No entanto, ele nunca desanimou, nunca deixou de acreditar em si, nunca atirou a toalha ao chão e, depois, foi à França.

Sempre acompanhei o percurso dele como jogador, na qualidade de amigo que sou. Hoje, como moçambicano e como amigo, quero manifestar a minha satisfação e meu orgulho por estes feitos todos que Reinildo conquistou. Sabemos que não é nada fácil e espero que, acima de tudo, isso possa servir de motivação para muitos jovens talentosos que temos espalhados no país e que, com trabalho, com foco e determinação, é possível se chegar longe. Ao Reinildo, faço votos para que continue a brilhar e continue a orgulhar os moçambicanos além-fronteiras. Força, Reinildo!”

 

VICTOR MATINE: “ESTÃO ABERTAS PORTAS PARA O SUCESSO DE MUITOS MOÇAMBICANOS NA EUROPA”

“É motivo de satisfação para todos os moçambicanos e dizer que fui acolhido com muita alegria, tendo em conta que é a primeira vez em que um jogador moçambicano conquista um título além-fronteiras, concretamente no continente europeu. Por isso, parabéns ao Reinildo, um jovem que o conheço desde a sua formação no Ferroviário da Beira, onde também trabalhei e fui coordenador de formação. Importa realçar que Reinildo passou por vários treinadores que acompanharam a sua formação, alguns dos quais já falecidos, mas acabou por ser lançado para os seniores por Mussá Osman, que teve a coragem de lançar o miúdo, quando eu era um dos adjuntos.

Há aqui uma componente de variações que trabalharam o miúdo. Reinildo começou a sua carreira no Bebec, numa equipa da Ponta-Gêa e que acabou por se revelar como um talento e com o trabalho feito no Ferroviário da Beira; ele despontou. Em 2011, começa a crescer este miúdo, que falha os nacionais de juvenis por causa da lesão, mas, em 2012, ascendeu a equipa principal e o seu talento mostrou-se quando fomos vice-campeões e, em 2013, ganhámos a Taça de Moçambique e, ainda com idade de júnior, já era peça fundamental na equipa de trabalho. Hoje, está aí o Reinildo a usufruir daquilo que aprendeu aqui, em Moçambique. Por isso, digo parabéns ao futebol moçambicano e a todos aqueles que trabalham com Reinildo Mandava e, hoje, está lá com o trabalho de continuidade e acho que estão abertas as portas para o sucesso de todos os jogadores moçambicanos na Europa.”

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos