O País – A verdade como notícia

Reinildo e Mexer vão deixar França

Fotos: Ligue 1

Os dois jogadores terão destinos diferentes nas suas carreiras, com Reinildo a ir mandar na Espanha e Mexer a ir mexer na Turquia. Com o mercado de transferência terminado à meia-noite desta segunda-feira, ainda nada havia em concreto, mas já se sabe que ambos não permanecem na França.

É um dado adquirido que os dois jogadores moçambicanos a actuarem na França não vão continuar nas respectivas equipas, sendo certo a saída para outras colectividades. Até ao fecho da edição desta segunda-feira do jornal “O País”, ainda não era claro qual o passo a ser seguido e o período, sendo que um estaria na rota de seguir para Espanha, e outro para Turquia.

Depois de ter realizado e passado nos testes médicos no Atlético Madrid, Reinildo Mandava é esperado a qualquer altura na capital espanhola, num negócio nada fácil para as três partes. É que o campeão espanhol quer pagar dois milhões de euros pelo jogadores, mas o Lille quer receber quatro milhões de euros.

O facto é que o campeão francês gastou três milhões de Euros para contratar o lateral esquerdo ao Belenenses SAD e, agora, já melhor valorizado, quer receber mais pelo jogador.

O Atlético Madrid faz jogo de cintura e quer somente pagar dois milhões de euros, na perspectiva de, em caso do Lille não concordar, esperar até ao final da época, altura em que termina o contrato entre o campeão francês e o jogador, este sair a custo zero.

Entretanto, a saída da França para Espanha agrada ao internacional moçambicano que espera apenas pela decisão das duas colectividades nas negociações que vêm decorrendo desde finais do ano passado.

A saída do atleta já na reabertura do mercado seria, ainda assim, uma espécie de dois em um: o Lille receberia algum dinheiro pela transferência, uma vez que o lateral termina contrato em Junho, e Simeone ganharia um lateral que tem impressionado nas exibições e nas estatísticas defensivas.

No Atlético Madrid, Reinildo Mandava teria a concorrência de Renan Lodi, único jogador disponível na posição, com Diego Simeone a utilizar com frequência Mário Hermoso na lateral esquerda, ou o belga Ferreira Carrasco quando joga em 3x4x3.

Para já, Reinildo já realizou exames médicos e assinou contrato com o Atlético Madrid até 2026, numa acção de antecipação do clube espanhol perante concorrência de clubes de Portugal, Inglaterra, Alemanha e França.

 

MEXER PODE RUMAR PARA TURQUIA

Outro moçambicano na França é Edson Sitoe, ou simplesmente Mexer, que actua no Bordéus. O jogador é cobiçado pelo Fatih Karagümrük da Turquia, que queria o central moçambicano por empréstimo até ao final da época, mas o jogador do Girondins mostrou-se, numa primeira fase, relutante com a situação.

A hipótese de uma saída de Edson Mexer para Fatih Karagümrük não pode mais ser totalmente descartada. Embora tenha informado aos seus dirigentes que não queria comprometer-se com o clube turco por empréstimo de seis meses, por falta de visibilidade, o internacional moçambicano pode, finalmente, mudar de ideia e seguir para Turquia.

O central não faz parte dos planos do seu técnico, Vladimir Petkovic, para a segunda metade da temporada. Mexer não esteve presente no treino de sábado, o que já pressupõe ter aceitado a proposta dos turcos para ganhar mais rodagem, o que não acontece com frequência no Bordéus.

Mexer Sitoe, que saiu de Maputo pela porta do Desportivo Maputo para representar o Sporting de Portugal, não chegou a singrar no campeão português, tendo sido emprestado ao Olhanense, antes de ser vendido ao Nacional.

De Portugal rumou para França, onde representou o Rennes, de 2014/15 até 2019/20, quando se transferiu para o Bordéus, pouco depois de ter conquistado a Taça da França.

Nesta temporada, Mexer já disputou 17 jogos pelo Bordéus, sendo 16 deles para a Ligue 1, dos quais 15 a titular, para além de um jogo a titular na Taça da França. Mexer tem um golo apontado pelos Girondinos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos