O País – A verdade como notícia

Reinildo despede-se do Lille com derrota e segue para Madrid

O internacional moçambicano, Reinildo Mandava, partiu esta segunda-feira para Madrid, onde vai realizar testes médicos no Atlético, para a consumação da sua contratação pelo campeão espanhol. Mandava terá feito o último jogo pelo Lille na derrota diante do Brestois, este sábado, por duas bolas sem resposta. 

O que ainda era uma possibilidade, agora concretizou-se! Reinildo Mandava vai mesmo mudar-se para Madrid neste mercado de transferência de inverno. Esta segunda-feira deixou Paris com destino a Madrid, onde vai realizar testes médicos para aferir a sua condição física para representar o emblema espanhol.

De acordo com o jornal espanhol Marca, Reinildo é uma paixão antiga de Diego Simeone, que pretende levar o jogador agora em Janeiro, tendo por isso enviado já uma proposta ao Lille. Para além de Mandava, o Atlético Madrid pretende contratar outro ala, direito, Daniel Wass, dinamarquês do Valência.

Entretanto, Mandava pode ter se despedido do Lille com uma derrota, depois de a meio da semana ter marcado seu primeiro golo oficial ao serviço dos Les Dogues. O Lille perdeu no último sábado diante do Stade Brestois por 2-0, em desafio a contar para a vigésima segunda jornada da Ligue 1.

Numa partida em que Reinildo foi titular, o Brestois adiantou-se no marcador aos três minutos por intermédio de Tiago Djaló, vindo a dilatar o marcador já na segunda parte, ao apagar das luzes, por Mounié, na marca da grande penalidade.

Foi a sexta derrota do Lille na Ligue 1, que coloca a equipa na 10ª posição da tabela classificativa, com 32 pontos. Na próxima jornada o LOSC Lille defrontam o líder da prova, o PSG, e poderá já não contar com o internacional moçambicano, caso passe nos testes médicos que realizados esta segunda-feira.

Ainda na França, o Bordéus, equipa onde milita o internacional moçambicano Mexer Sitoe, venceu o Strasbourg por expressivos 4-3, este domingo, em partida referente a vigésima segunda jornada da Ligue 1.

A titular, Mexer viu seu colega Hwang apontar um hat-trick aos 17, 39 e 90 minutos, para além de Alberth Elis, que também marcou aos 21 minutos, na altura fazendo o 2-0.

A resposta da equipa visitante veio com o bis de Kevin Gameiro aos 42 e 57 minutos, tendo Waris anotado o terceiro do Strasbourg já aos 90+7 minutos.

Os Girondinos, que próxima jornada defrontam o Reims, ocupa agora a 17ª posição com 20 pontos, ainda longe de respirar de alívio, na luta pela manutenção.

 

ZAINADINE JR E CLÉSIO BAÚQUE EMPATAM DIANTE DO BELENENSES

Com Zainadine Júnior a titular e Clésio Baúque no banco de suplentes, o Marítimo deu uma pausa nas vitórias, após três vitórias consecutivas. O Belenenses adiantou-se no marcador aos 13 minutos, na marca de uma grande penalidade, por intermédio de Safira, tendo Matheus Costa restabelecido a igualdade nos descontos da primeira parte.

Com este empate, o Marítimo está na nona posição com 24 pontos, enquanto o Belenenses SAD continua no último posto com 12 pontos. Os insulares vão medir forças com o líder da Liga BWIN, FC Porto, na próxima jornada.

Também em Portugal, Geny Catamo regressou em grande após um período de isolamento por ter sido infectado pela Covid-19. O internacional moçambicano alinhou a titular na equipa B do Sporting, numa partida em que os leões venceram o Cova de Piedade por 2-1, em partida referente a 16ª jornada da Liga 3.

Youssef Chermiti e Miguel Menino, aos 6 e 19 minutos respectivamente, anotaram os tentos da vitória da equipa onde joga Geny Catamo, tendo Yaka Medina reduzido aos 90+1 minutos.

O Sporting B soma 19 pontos em 16 jogos, ocupando o sétimo lugar da tabela classificativa.

 

REGINALDO FAITE ESTREIA-SE A TITULAR NO DÍNAMO TIRANA

O avançado moçambicano, Reginaldo Faite, estreou-se a titular na vitória do Dínamo Tirana sobre o FK Kukesi por 1-0, em jogo da 16ª jornada da I Liga de futebol da Albânia.

Depois de ter assinado contrato até ao final da época com a sua nova equipa, Reginaldo defrontou sua antiga equipa e teve papel importante na vitória do Dínamo, com único golo apontado perto do apito final do encontro, aos 89 minutos, por intermédio de Imami.

Esta foi a primeira vitória do Dínamo Tirana nas últimas seis partidas, depois de dois empates e três derrotas, ocupando agora a 16ª posição, com 18 pontos, frutos de quatro vitórias, seis empates e seis derrotas.

 

MAIS MOÇAMBICANOS A TITULAR NA EUROPA

Ao nível dos jogadores que actuam em África, nomeadamente na África do Sul, ainda não retomaram os jogos, sendo que Domingues só entre em cena no dia 30 deste mês, enquanto Edmilson Dove e Manuel Kambala só regressam em Fevereiro.

Na Europa há mais moçambicanos que estiveram a titular esta semana ao nível dos seus clubes. Geraldo, no Fafe, foi titular na vitória da sua equipa diante do Pavidém por 1-2, Gildo, na derrota da sua equipa, o Amora, diante do União de Leiria por 3-0, Witi Quembo, na derrota do Nacional da Madeira sobre o Vilafraquense, Stanley Ratifo, na derrota do Pforzhein frente ao Walldorf por 1-2, Edson Macuana na derrota do Vilafraquense sub-19 sobre o Sporting, por 4-0, Abel “Maestro” Joshua, na derrota do Vitória de Guimarães diante da Académica (1-2), Francisco “Bonera” Simbine, tamb’em na derrota da sua equipa, o Marítimo B, frente ao Limianos, também por 1-2.

Por seus turno, Luís Miquissone não foi convocado para o jogo em que o Al Alhy empatou a um golo diante do Al Mokawloon, enquanto Kamo Kamo continua a recuperar da lesão que o apoquenta desde finais do ano passado.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos