O País – A verdade como notícia

Arábia saudita lança maior plano de arborização do país

A Arábia Saudita acaba de anunciar uma iniciativa visando plantar um total de 10 biliões de árvores, durante as próximas décadas, tornando-se, até ao momento, na nação com o maior plano de arborização no mundo.

O plano, anunciado pelo monarca saudita, o príncipe herdeiro Mohamed bin Salman, vai ser implementado num total de 40 milhões de hectares de terras degradadas, aumentando a área coberta pela corrente de árvores em 12 vezes.

Com a concretização deste plano, a Arábia Saudita “vai contribuir em mais quatro por cento no cumprimento das metas da iniciativa global de redução da degradação do solo e, em um por cento, da meta global de plantar um trilião de árvores, com objectivo de reduzir as emissões de carbono, em mais de quatro por cento das contribuições globais” indica um comunicado de imprensa recebido na nossa redacção.

Ainda no que diz respeito ao compromisso com o clima, o reino saudita anunciou o maior programa de reflorestamento mundial, que vai acontecer em coordenação com os países do Médio Oriente.

O programa consiste na plantação de 40 biliões de árvores na região do oriente médio e restaurar uma área equivalente a 200 milhões de hectares de terras degradadas, o que representa a meta global 5% da meta global e plantar um trilião de árvores, para reduzir 2,5% das taxas globais de carbono, reduzindo as emissões de carbono da produção de petróleo na região, em mais de 60%”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos