O País – A verdade como notícia

Redução do sal pode diminuir e prevenir hipertensão

O sal é o principal vilão na dieta dos hipertensos. A Organização Mundial de Saúde recomenda que cada pessoa consuma somente 500 gramas de sal por dia. Um controlo que a nutricionista Helga Mudanisse explica que pode ser feito a partir dos rótulos dos alimentos.

“Sempre que se compra um alimento é importante verificar a informação nutricional para verificar o teor de sódio. E para saber a quantidade do sal é uma questão de multiplicar o valor de sódio que vem no rótulo por dois vírgula cinco (2,5) e assim saberemos quantas gramas de sal contém o alimento”, disse Mudanisse.

Afastar o saleiro da mesa durante a refeição é outra recomendação deixada pela especialista para controlar e evitar a hipertensão. “Quando adicionamos sal no prato já servido não temos como medir com precisão. E na hora de cozinhar o sal pode ser substituído por condimentos naturais como salsa, coentro, orégano, a folha de louro entre outros para dar sabor a comida”, recomendou.

O pão e os caldos são apontados pelos especialistas como os alimentos que mais contém sal nas refeições dos moçambicanos. A sua redução pode evitar que mais pessoas se tornem hipertensas.

“Se numa primeira fase a redução do sal no pão for de 10 por cento e mais tarde de cinco pode não ser sentida, desde que todas as padarias implementem a medida simultaneamente. Da mesma forma pode ser feita a redução do sal nos caldos”, disse Albertino Damasceno.

Por seu turno, a nutricionista recorda que a dieta saudável deve ser seguida por todos para evitar o aparecimento da hipertensão e outras doenças.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos