O País – A verdade como notícia

Rede eléctrica nacional chega a Mitande em Niassa

Foto: GPR

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, ontem, a Rede Eléctrica do Posto Administrativo de Mitande, no distrito de Mandimba, província de Niassa.

O projecto de electrificação de Mitande teve início no mês de Junho de 2021 e terminou em Setembro do mesmo ano, perfazendo, assim, o 30º posto administrativo electrificado dos 39 existentes naquele ponto do país.

Na ocasião, Filipe Jacinto Nyusi frisou a importância da energia como factor impulsionador de desenvolvimento nacional, particularmente nas zonas rurais onde este recurso ainda é escasso.

“A chegada de energia aqui ao posto administrativo de Mitande, é também sinónimo de melhoria no acesso aos serviços sociais básicos, como sejam o fornecimento de água potável, saneamento, melhoria dos cuidados de saúde, de educação e de sistemas de comunicação”, enfatizou o Chefe de Estado, acrescentado ainda que “é com a energia eléctrica que se cria um ambiente propício para inovações e surgimento de novas indústrias que contribuem para o crescimento económico e geração de novos empregos”.

A Rede Eléctrica de Mitande contempla 11 km de Rede de Média Tensão a 33 kV; 17 km de Rede de Baixa Tensão; montagem de 17 Postos de Transformação (PTs) de 75 kVA e 170 candeeiros de iluminação pública.

O empreendimento permitiu ainda, dos 3000 previstos, a ligação de 1423 novas ligações, que inclui as infra-estruturas dos serviços administrativos e sociais tais comos duas escolas primária e secundária, posto de saúde, um lar de estudantes, serviços administrativos, sete moageiras mini-industriais, estabelecimentos comerciais, estando em curso a ligação de mais instalações domésticas.

Este projecto, além de distribuir energia à Sede do Posto Administrativo de Mitande, prevê, por um lado, a construção de 50 km de linha de média tensão, cujas obras estão em curso, até a Sede do Distrito de Mandimba e por outro lado, irá também fornecer energia ao vizinho Malawi, numa estratégia combinada que iniciou com a montagem de uma subestação móvel de 35 MVA, em Agosto de 2021, em Mitande.

O Presidente da República apelou ainda à população de Mitande, para abster-se dos actos de vandalização da rede eléctrica. “Vamos todos liderar esta luta, denunciando estes e outros actos que atrasam o nosso trabalho de levar energia para os nossos irmãos, em várias partes do país, que tão ansiosamente esperam pelos benefícios inerentes ao seu uso.

De forma particular, as nossas lideranças comunitárias deverão assumir o seu papel de vanguarda nesta batalha”, disse Filipe Nyusi

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos