O País – A verdade como notícia

Recolher obrigatório retoma a partir de sexta-feira na República Checa

Bares e restaurantes reabertos em Novembro deverão fechar, a partir desta sexta-feira, em consequência de um grande aumento de contágios pela COVID-19. A movimentação de pessoas será restringida e passará a vigorar um recolher obrigatório noturno entre as 23h00 e 07h00.

Contudo, as lojas e os serviços vão continuar abertos, pese embora devam obedecer a estritas medidas de higiene, e os familiares podem continuar a visitar residentes de lares de idosos, apesar de os visitantes terem de se submeter a testes rápidos de antígenos.

De acordo com o Notícias ao Minuto, desde que as restrições foram relaxadas há um mês, com a reabertura de escolas, lojas, bares, restaurantes e ginásios, o aumento de infecções registado forçou o Governo checo a impor novas limitações, que entram em vigor na sexta-feira.

Desde o relaxamento de restrições, a taxa de reprodução (número de pessoas infectadas por caso positivo) subiu para 1,2, nível semelhante desde meados de Outubro, quando os checos lideravam o “ranking” de contágios da União Europeia.

“Os números estão a aumentar e temos de agir. Lamentamos imenso”, afirmou o primeiro-ministro, Andrej Babis, depois de uma reunião governamental, refere o Notícias ao Minuto.

Porém, afirmou Babis, “há estabilidade no número de pacientes internados”, atualmente 4.203, mas ao mesmo tempo a incidência do novo coronavírus tem aumentado “também na população idosa”.

O país da Europa central, no qual 9.609 pessoas morreram devido ao vírus, desde o início da pandemia, tem uma taxa de contágio cumulativa de 576 por cada 100.000 habitantes, diz a fonte que citamos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos