O País – A verdade como notícia

Recenseamento arranca com fraca afluência de eleitores

Arrancou hoje o recenseamento eleitoral para as eleições gerais de 15 de Outubro próximo. O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) espera inscrever mais de sete milhões e trezentos mil novos eleitores, que juntar-se-ão a 6.8 milhões já recenseados nas eleições autárquicas de 2018.

Em Maputo, as primeiras horas do recenseamento foram caracterizadas por pouca afluência de eleitores. A equipa de reportagem do “O País” foi acompanhar o processo na Escola Secundária Josina Machel e até perto das 09 horas nenhum eleitor se tinha feito presente naquele posto.

Tratando-se de um processo que visa actualizar os dados do recenseamento realizado no ano passado, as zonas em que em 2018 não foram abrangidas pelo processo estão a registar maior afluência. É o caso dos postos de recenseamento escalados pelo “O País” no bairro Guava, distrito de Marracuene, província de Maputo.  

Deolídia Sebastião foi a terceira eleitora a recensear naquele posto. É a quinta vez que recenseia e, desta vez, não quis deixar o acto para o fim.

“É sempre bom vir logo nos primeiros dias, para evitar aquelas enchentes no final do processo”, disse a eleitora.

Quem também recenseou no posto de Guava, neste primeiro dia é a idosa Argentina Chiburre. Tem 78 anos e ainda conhece muito bem a importância de recensear para poder votar.

“Vou eleger aquele que eu quiser. Tenho que votar para desenvolver o país” disse a idosa sobre a importância do voto.  

O recenseamento abrange os cidadãos que não tenham recenseado em 2018, ou tendo recenseado mudaram de residência, perderam ou danificaram o cartão de eleitor.

No geral esperava-se inscrever 7.341.736 novos eleitores, os quais juntar-se-ão a 6.824.582 já recenseados nas autárquicas de 2018. Os postos de recenseamento são assistidos por 15.288 brigadistas, divididos em 5.096 brigadas.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos