O País – A verdade como notícia

Receitas da HCB atingiram cerca de 15 biliões MT no ano passado

Receitas da HCB cresceram 3.5% e atingiram cerca de 15.5 biliões de meticais em 2017. O crescimento ligeiro resulta das adversidades hidroeléctricas.

Em 2017, a Hidroeléctrica de Cahora Bassa registou o nível mais baixo de produção de energia dos últimos seis anos, devido à escassez de água na albufeira. Contudo, a empresa registou um pequeno incremento nos seus resultados financeiros apresentados esta terça-feira, em Maputo.

Em termos de receitas, o ano de 2018 será ainda melhor, considera o administrador-executivo da HCB. O bom desempenho esperado para este ano será fruto das negociações com a empresa sul-africana, Eskom, que resultaram no ajustamento em alta da tarifa da energia vendida à empresa em 46%.

Em relação à baixa produção e do volume de vendas, o Conselho de Administração da HCB aponta a escassez de água na albufeira e limitações de geradores de energia como factores que determinaram esta má performance.

De referir, que a Hidroeléctrica de Cahora Bassa é uma das maiores contribuintes dos cofres do Estado. Só para ilustrar, em 2017, a empresa canalizou cerca de 130 milhões de dólares em impostos.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos