O País – A verdade como notícia

Ramaphosa intimado a responder sobre o uso de fundos públicos pelo ANC

O Presidente da África do Sul foi convocado para responder a um questionário do Comité Permanente de Contas Públicas (SCOPA) sobre o alegado desvio de dinheiro público para financiar actividades do Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder.

Num comunicado, o SCOPA diz que enviou uma carta com um conjunto detalhado de perguntas ao Presidente da República da África do Sul, e nela a comissão solicita que o chefe de Estado responda por escrito.

No documento, consta ainda que “de acordo com a decisão do comité, o Presidente Ramaphosa tem 10 dias úteis para responder à carta. Após considerar a resposta por escrito do Presidente, a comissão considerará se é necessário convidar o Presidente a fornecer registos adicionais ou a comparecer perante a comissão para responder a quaisquer outras perguntas sobre o assunto”.

Por outro lado, segundo escreve a Lusa, a Procuradora-Geral da República, Busisiwe Mkhwebane, confirmou também que está a investigar uma queixa de alegada violação de ética contra o chefe de Estado sul-africano apresentada por um deputado suspenso do ANC que integra o órgão fiscalizador das finanças do parlamento sul-africano.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos