O País – A verdade como notícia

“Quero ajudar a Oliveirense a ganhar mais um título nacional”

O internacional basquetebolista moçambicano, Nelson “Snoop” Jossias, assinou contrato válido por uma temporada com Oliveirense, campeão de Portugal. Jossias diz que vai lutar, primeiro, para se (a)firmar no clube e depois ajudar a revalidar o título.

À quarta época em Portugal, o salto para uma referência do basquetebol: Oliveirense. Três temporadas depois de se ter destacado no Imortal Basket, clube com o qual se sagrou campeão da 1.ª divisão masculina (ndr: juntamente com o compatriota Milton Caifaz) após vitória sobre a Académica de Coimbra, por 73-64, Nelson Jossias vai jogar na Placard.

É o início de uma nova etapa para o melhor ressaltador da Liga Moçambicana de Basquetebol de 2015, num clube ambicioso que conta no seu palmarés com vários títulos dos quais se destacam o de campeão nas temporadas 2017-18 e 2018-19 e vencedor da Taça de Portugal em 2003, para além de ter sido finalista em 1996, 2002 e 2019).

Ano passado, a nova equipa de Nelson Jossias conquistou o campeonato ao bater o Benfica, por 72-97, na final.

Em Oliveira de Azeméis, Jossias não só quer triunfar como também deixar a sua marca depois de três épocas brilhantes no Olivais de Coimbra. Com 1,96 metros, “Snoop” terá a concorrência de Thomas De Thaey, Feliciano Pérez e João Guerreiro.

“As minhas expectativas passam por ajudar a equipa a ganhar mais um título nacional. Pretendo, neste novo desafio que vou abraçar, melhorar como jogador. Por outro lado, porque tenho um excelente treinador, alias, que para mim é um dos melhores de Portugal, irei procurar aproveitar para aprender cada vez mais”, começou por dizer Nelson “Snoop” Jossias.

O céu é o limite. Há que acreditar sempre. Trabalhar arduamente e manter a humildade. O esforço, de resto, compensa. E foi o que Nelson Jossias sempre mentalizou: com trabalho é possível atingir os objectivos traçados. Foi assim nas três temporadas em que evolui no Olivais de Coimbra. Foi assim nos clubes pelos quais passou, inclusive em Moçambique.

“Estou feliz por jogar na Liga Placard. Sinto-me bastante feliz. O meu sentimento é de felicidade porque sempre lutei muito. Mesmo com dificuldades pelas quais passei, nunca desisti. Sempre lutei. Fui paciente e persistente. Na minha carreira, sempre almejei dar grandes voos. Agradeço muito a Deus”, notou Jossias.

Na passada temporada, Nelson Jossias disputou 21 jogos pela equipa do distrito de Coimbra, registando 429 pontos, 198 ressaltos e 14 desarmes de lançamento. O poste não esquece, por isso, os caminhos pelos quais trilhou desde a sua chegada ao basquetebol português pela porta do Imortal Basket. Recua, por alguns minutos, no tempo e mostra-se agradecido pelo carinho que sempre recebeu em Coimbra.

“Faço uma avaliação positiva destes anos que estou a a jogar em Portugal. Melhorei muito como atleta e treinador. Tive o privilégio de trabalhar com pessoas fabulosas. Cresci muito porque sempre tive o apoio dos colegas e treinadores”, frisou Nelson Jossias.

Jossias não foi opção, em 2018, na segunda janela de apuramento para o Mundial de Basquetebol, assim como na caminhada triunfal ano passado para a primeira edição do Afro-CAN. Lembre-se que o jogador fora convocado para a selecção nacional que disputou a primeira fase em Maputo, mas a lesão contraída no joelho acabou o afastando da prova Ainda assim, o internacional basquetebolista não fecha as portas para a selecção.

“Sempre estarei disponível para representar a selecção nacional de basquetebol. Claramente, porque é o meu país que me viu nascer e crescer”.

Dados
Nome: Nelson Jossias
Data de nascimento: 21 de Janeiro de 1989
Idade: 30 anos
Altura: 1.96 metros
Clube actual: Oliveirense
Clubes anteriores
Olivais de Coimbra
Imortal Basket
Ferroviário de Maputo
Ferroviário da Beira
Desportivo Maputo

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos