O País – A verdade como notícia

Quénia sob alerta devido à ameaça de ataque terrorista

Foto: Shutterstock

O Quénia está sob alerta máximo devido à ameaça de ataque terrorista pelo Al-Shabab, segundo os Serviços de Inteligência franceses. Neste contexto, as autoridades quenianas reforçaram, desde ontem, a segurança em vários locais do país, sobretudo na capital, Nairóbi.

Agentes de várias especialidades da Polícia queniana, fortemente armados, patrulham as ruas de Nairóbi, desde sexta-feira. A segurança reforçada também é visível do lado de fora de escritórios do Governo, prédios e supermercados.

Enquanto a Polícia faz patrulhas, o Governo pediu à população para estar calma, em alerta máximo e informar as autoridades em relação a qualquer informação sobre actividades suspeitas.

Preocupadas com a situação, as embaixadas de alguns países Europeus no Quénia alertaram os seus cidadãos para evitarem locais de aglomeração, tendo em conta que têm sido vulneráveis a ataques.

A embaixada francesa no Quénia, por exemplo, emitiu um aviso aos seus cidadãos contra um risco de ataque nos próximos dias em Nairóbi, recomendando evitar lugares frequentados por estrangeiros, tais como hotéis, restaurantes e centros comerciais.

Desde a sua intervenção militar no sul da Somália, em 2011, para combater islamitas radicais somalis, o Quénia tem sido alvo de vários ataques, com destaque para o de Abril de 2015, que causou 148 mortos.

Em Janeiro de 2020, o grupo al-Shebab, um movimento ligado à Al-Qaida, ameaçou o Quénia, avisando o país de que nunca estaria seguro. O contingente militar queniano é um dos maiores integrados na missão da União Africana na Somália, que em 2011 expulsou a Al-Shebab de Mogadíscio.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos