O País – A verdade como notícia

Quem doma estes “touros”?

Ninguém pára a Associação Black Bulls no Moçambola-2021. Sem precisar acelerar, “despachou” o aflito Textáfrica de Chimoio (4-0) e manteve o pleno de vitórias na prova.

Bravos, os “touros”, quem diria (?), cimentaram cada vez mais a liderança no campeonato agora com 25 pontos.

Ejaita, o “suspeito do costume”, voltou a fazer estragos, assinando um “bis” naquela que foi a nona vitória no campeonato. Ali, em Tchumene, respira-se bom futebol.

O sonho constrói-se num mosaico entre a relva natural e a sintética, implantadas nos dois campos que compõem um complexo que se espera de referência.

Focado no título, o Ferroviário de Maputo teve em Foken o marcador em serviço para desatar o nó diante do seu “satélite” Incomáti de Xinavani que até ofereceu alguma resistência no mítico Estádio da Machava.

O possante avançado ganês facturou aos 26 e 76 minutos, garantido, desta forma, a sexta vitória dos “locomotivas” na prova, mantendo-se na segunda posição agora com 21 pontos.

Continua, e recomenda-se, uma animada perseguição aos Black Bulls, por sinal, adversário com o qual empataram a uma bola na 4ª jornada.

O Incomáti de Xinavani, na era Danito Nhamposse, somente venceu uma vez no Moçambola (diante do Ferroviário de Nampula, por 1-0). Esta, contas feitas, foi a quarta derrota dos açucareiros no campeonato nacional que encontram no 9º lugar com 11 pontos.

Num terreno tradicionalmente difícil, e onde foi consagrado campeão na época 2019, o Costa do Sol arrancou uma vitória por 3-1 diante do Ferroviário de Nacala e pulou para a 6ª posição com 13 pontos.

Telinho bisou e Jonas fez o outro tento dos “canarinhos” que colocam Antero Cambaco na berlinda.

No duelo mais importante da 9ª jornada do Moçambola-2021, União Desportiva do Songo e Ferroviário da Beira empataram sem abertura de contagem.

Com este resultado, os “locomotivas” do Chiveve continuam na 3ª posição agora com 19 pontos, enquanto os “hidroeléctricos” estão no 7º lugar com 13 pontos.

Em Hanhane, na Matola, a Associação Desportiva de Vilankulo (ADV) arrancou um empate a duas bolas com a Liga Desportiva de Maputo, resultado que coloca os visitantes na mesma posição com que entraram para esta ronda: 4ª com 15 pontos.

De mal a pior vai o centenário Desportivo Maputo. Os “alvi-negros” caíram, este domingo, aos pés do Ferroviário de Lichinga com quem perderam no campo do “Afrin” por 2-0.

Djey, aos 47 minutos, e Drogba, no minuto 70, afundaram a águia tiraram cada vez mais o sossego da águia que cai para a “linha de água” com sete pontos.

Tranquilos, e dentro do projectado para uma manutenção sem sobressaltos, os “locomotivas” de Lichinga mantêm-se na 5ª posição com 17 pontos.

Chegou, viu e venceu. Nelson Santos assumiu, quinta-feira, o comando técnico do Ferroviário de Nampula e, na estreia, venceu o Matchedje de Mocuba por um a zero. Salas, aos 66 minutos, foi o responsável pelo regresso às vitórias dos “axinenes” sete jornadas depois. Com a vitória, o Ferroviário de Nampula sai da zona de despromoção em troca com o Desportivo Maputo.

Costa do Sol VS Black Bulls 

Teste de fogo para a Associação Black Bulls (ABB) na 10.ª jornada do Moçambola-2021. Os “touros” deslocam-se ao terreno do Costa do Sol, campeão em título, num jogo em que os “canarinhos” querem claramente mandar em casa e travar, desde já, a euforia que habita em “Tchumene”.

No fervoroso Caldeirão do Chiveve, o candidato ao título Ferroviário da Beira recebe o centenário Desportivo Maputo, conjunto que está a fazer uma campanha pobre no Moçambola-2021.

O Estádio 25 de Junho será palco de um duelo interessantíssimo de seguir entre “locomotivas” com andamentos diferentes.

De um lado, teremos um Ferroviário de Nampula sufocado e pressionado a vencer para chegar a zonas confortáveis, e, do outro, conjunto de Maputo que está na linha da frente e animada perseguição a ABB.

Em Lichinga, o Ferroviário local, a fazer uma campanha tranquila, faz “sala” ao seu homónimo de Nacala, conjunto algo irregular na prova-mãe do futebol moçambicano.

A meio da tabela, a Associação Desportiva de Vilankulo faz “sala” ao Matchedeje de Mocuba, lanterna vermelha do campeonato.

Aflito, o Textáfrica de Chimoio pisca o olho a segunda vitória no Moçambola na recepção a Liga Desportiva de Maputo. Uma vitória pode ser um balão de oxigénio para uma formação que atravessa uma crise de resultados e financeira.

O Incomáti de Xinavani tem um jogo difícil em casa com a União Desportiva do Songo, candidata ao título que procura partir para exibições mais seguras.

Ejaita: “el matador”

Com o “bis” assinalado sábado na goleada imposta ao Textáfrica de Chimoio (4-0), Ejaita Ifoni reforçou o estatuto de melhor marcador do campeonato nacional de futebol agora com nove golos, média de 1.29 golos/jogo.

O avançado nigeriano, de 21 anos, facturou no primeiro minuto, na transformação de uma grande penalidade, e à passagem dos 67 minutos ao colocar o resultado em 3-0.

Ejaita começou a fazer o gosto ao pé na jornada inaugural do Moçambola-2021, precisamente a 17 de Janeiro quando os “touros” foram ao Estádio 25 de Junho vencer o Ferroviário de Nampula por 2-1. O “stricker” marcou, aos 23 minutos, o primeiro golo dos visitantes.

Na segunda jornada, voltou a estar em grande plano ao bisar na vitória caseira da Associação Black Bulls diante da Associação Desportiva de Vilankulo, por 2-0. Esteve em branco, na 3ª jornada, mas voltou a fazer balançar as redes na ronda seguinte. Na jornada 4 do campeonato nacional de futebol, Ejaita deu vantagem, aos 19 minutos, a ABB mas Jeitoso viria a desfazer a mesma com um golpe de cabeça no minuto 23.

“Onfire”, Ejaita fez um “hatrick” no duelo da 5ª jornada em que a Associação Black Bulls “despachou” a União Desportiva do Songo com vitória categórica por 4-1. Ejaita mostrou, uma vez mais, engodo a baliza contrária.

Os golos foram marcados aos 3, 40 e 51 minutos do jogo. Endiabrado, na 8ª jornada, Ejaita contribuiu com um golo na vitória dos “touros” frente a Liga Desportiva por 2-1. O nigeriano “engordou a sua conta pessoal, nesta partida, aos 70 minutos.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos