O País – A verdade como notícia

Queda de torre provoca apagão numa parte de Manica e Sofala

Cinco distritos, nomeadamente Mossurize e Machaze, em Manica e Chibabava, Búzi e Nhamatanda na província de Sofala estão às escuras na sequência da queda, na noite da última quarta-feira, no distrito de Bárue, de uma torre da linha de alta tensão.

De acordo com o Director de Transmissão-Centro na empresa Eletricidade de Moçambique (EDM), Eduardo Bive a referida torre tombou por volta das volta das 22 horas e 30 minutos do dia 2 de Janeiro devido a ventos fortes que se fizeram sentir naquela região da província de Manica. Bive disse que “depois do sucedido, mobilizou-se uma equipa de inspecção para ver o que aconteceu e esta manhã chegamos qui ao local e descobrimos que esta torre caiu”.

E porque não há previsão de reposição da infraestrutura, a EDM viu-se obrigada a solicitar o fornecimento de energia elétrica através do vizinho Zimbabwe.

“Já estamos a fornecer a metade da nossa capacidade aos nossos clientes e também accionámos outras alternativas, que é receber energia a partir de Zimbabwe e de forma contínua as centrais de Mavuzi e Chicamba que temos estado a usar em momentos de pico”, explicou Bive.

Para a EDM, o mau tempo que se faz sentir naquele ponto do país não está a facilitar os trabalhos de reposição da estrutura, daí ser prematuro estimar os prejuízos que a EDM deverá acumular devido a situação.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos