O País – A verdade como notícia

Que venham as cheias, estamos preparados!

Mais de 73 mil moradores da província de Maputo vão ser atingidos por cheias na época 2018/2019. O Instituto Nacional de Gestão de Calamidade (INGC) garantiu, que já está preparado para fazer face a esse fenómeno natural.

Chama – se Maikel Armando, residente na vila da Belavista, distrito de Matutuíne, província de Maputo. Maikel faz parte de um universo de mais de 73 mil moradores desta província que serão atingidas pelas cheias da época 2018/2019.

“Estava tudo inundado! O milho e meu gado também foram devastados pelas águas. Assim, não sei se o Governo poderá nos ajudar! Aqui onde estou, nem roupa tenho e fui ajudado pelos vizinhos que não foram atingidos pelas cheias”, queixou Maikel Armando.

É mesmo com objectivo de fazer face a este desastre natural que o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades tem vindo a realizar simulações de salvamento em casos de cheias e está optimista nos bons resultados.

“Estivemos na semana passada a assistir um treinamento da nossa unidade nacional de protecção civil e agora estamos a assistir sessão de simulação para quando chegar a hora. E queremos acreditar que estas acções vão acontecer por toda a parte, precisamente para garantir reduzamos o impacto de perda de vidas humanas, sobretudo de infra-estruturas vitais e este é o objectivo do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades”, disse Augusta Maíta – Directora-geral do INCG.  

Aliás, o Conselho de Ministros aprovou, na semana finda, o Plano de Contingência do INGC para esta época chuvosa avaliado em mais de mil milhões de meticais e deste o executivo já adiantou 206 milhões.

“É preciso referir que este valor avançado refere-se ao cenário escolhido em função das previsões meteorológicas e hidrológicas. Nós estávamos a trabalhar com três cenários e o cenário que se mostrou mais provável em face da conjugação quer dos aspectos da ideologia quanto da meteorologia e este que o Governo elegeu”, explicou a Directora-geral do INGC, Augusta Maíta.

Refira – se que nesta época chuvosa, espera chuvas normais e abaixo do normal para toda zona sul e acima do normal para zona centro.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos