O País – A verdade como notícia

Que role a bola na capital!

Fotos: O País

O Campeonato Provincial da Cidade de Maputo arranca já este sábado, com dois grandes jogos de destaque nas duas séries. O “provincial” da capital do país vai decorrer até 25 de Abril próximo, altura em que será conhecido o campeão da cidade. Na província de Maputo, joga-se este final a segunda jornada.

É o regresso do futebol de alta competição três meses depois, aos relvados nacionais. Ao nível da capital do país arranca o Campeonato Provincial, uma competição criada pela Federação Moçambicana de Futebol para servir de torneio de preparação às principais competições, como o Moçambola, a Taça de Moçambique e o campeonato Provincial que apuramento para o Moçambola 2023.

Há duas semanas, a Associação de Futebol da Cidade de Maputo realizou o seu sorteio para a prova da capital, que arranca já este sábado, onde as 16 equipas foram divididas em dois grupos de oito cada.

Pela Série A, estão agrupadas as equipas da Black Bulls, Ferroviário de Maputo, Desportivo, Maxaquene, 1º de Maio, Matchedje, Ferroviário das Mahotas e Vulcano, enquanto a Série B terá as equipas do Costa do Sol, Liga Desportiva de Maputo, Académica, Nacional, Águias Especiais, Estrela Vermelha, Mahafil e Racing.

 

BLACK BULLS VS FERROVIÁRIO DE MAPUTO A ABRIR

No arranque do “provincial” da capital do país, teremos dois jogos de destaques, segundo ditou o sorteio. Pela Série A, teremos o embate entre a Black Bulls, campeão nacional em título, e o Ferroviário de Maputo, equipa com mais títulos, a par do Costa do Sol, e que na edição do ano passado do Moçambola terminou na sétima posição.

Trata-se de um embate entre equipas do topo, com os “touros” a mostrarem-se favoritos a vencer, tendo em conta a boa forma e estrutura da colectividade. Aliás, a Black Bulls, para além de ter mantido grande parte da sua espinha dorsal, ainda se reforçou com os melhores do país, com destaque para Nené, Stephan e Manucho, ambos vindos do Costa do Sol, para além de dois estrangeiros, que chegaram há pouco tempo, nomeadamente o avançado senegalês, Djibril Mbow, e o médio maliano, Djemoussa Traoré. Até porque a estrutura do banco técnico também não mudou quase nada, mesmo com a saída de Hélder Duarte, já que Inácio Soares, então adjunto, assumiu o comando técnico.

Já o Ferroviário de Maputo, que chamou um treinador estrangeiro para assumir o comando, nomeadamente o belga Jeff Loscuito, que tem o objectivo de resgatar a mística “locomotiva”. E terá este seu primeiro teste enquanto treinador em Moçambique, quando defrontar o campeão nacional.

Um embate que será acompanhado com alguma expectativa, até são as duas equipas com mais possibilidades de se qualificarem às meias-finais da prova.

No ano passado, as duas equipas dividiram pontos nos dois jogos, com 1-1 no Estádio da Machava e 0-0 no Complexo Desportivo de Tchumene.

Nos outros jogos desta série, o despromovido Desportivo Maputo mede forças com Vulcano, enquanto outro histórico e centenário Maxaquene, despromovido há dois anos, terá pela frente o 1º de Maio. Em termos teóricos, os “alvi-negros” e “tricolores” têm ligeiro favoritismo perante os seus adversários, mas que deve ser confirmado em campo, tendo em conta as vicissitudes que caracterizaram as duas colectividades.

Para o caso do Maxaquene, o facto de estar há dois anos sem competir, não se sabendo com quais jogadores vai contar para esta temporada, e para o Desportivo, o facto de, depois da despromoção, muitos jogadores terem abandonado o clube, até porque a crise financeira repeliu vários jogadores, que estavam meses sem auferir salários.

Ferroviário das Mahotas vs Matchedje é o embate mais equilibrado entre equipas do mesmo campeonato, com um resultado que pode ser imprevisível, embora os “militares” tenham alguma vantagem, olhando para a sua estrutura interna.

 

COSTA DO SOL VS LD MAPUTO DESTAQUE DA SÉRIE B

Ao nível da Série B, o maior destaque será o embate entre o Costa do Sol e a Liga Desportiva de Maputo. Se no ano passado a Liga teve vantagem no confronto directo ao vencer à tangente no relvado dos “canarinhos” e ter empatado na sua casa sem abertura de contagem, o facto é que a história pode ser outra neste ano.

O Costa do Sol fortificou-se para esta temporada, embora os novos jogadores estejam ainda no segredo dos deuses a conhecê-los, Artur Semedo quer iniciar a vencer todas as provas, também ele para resgatar a mística e o voo do canário.

No Moçambola 2021, o Costa do Sol terminou na quinta posição, enquanto o seu primeiro adversário do ano na oitava.

Nas outras partidas desta série, espera-se equilíbrio, tendo em conta serem embates de equipas do mesmo campeonato. Académica vs Mahafil, Nacional vs Estrela Vermelha e Águias Especiais vs Racing são os restantes jogos da Série B.

Segundo o regulamento da prova, as equipas jogarão no sistema de todos-contra-todos numa única volta, apurando-se em cada série quatro equipas para os quartos-de-final, entrando para a fase de eliminatórias até se encontrar o vencedor.

 

PROVÍNCIA DE MAPUTO RODA SEGUNDA JORNADA

Quanto ao Campeonato da Província de Maputo, o destaque desta segunda jornada vai para o Desportivo da Matola, que sábado defronta o Ximanganine com todas as possibilidades de somar a segunda vitória e por números elevados.

Ainda que não seja uma formação do seu nível, espera-se que a turma de Eduardo Jumisse possa enfrentar algumas dificuldades, mas com a vitória certa no final dos 90 minutos.

Ainda para a mesma ronda, no sábado, a ESFA de Boane medirá forças com Clube de Marracuene, o Clube de Amigos terá pela frente a Associação Jeito FC e o Atlético de Marracuene joga com o Cross United.

Já no domingo, o único embate marcado é entre Timbercity FC e o Real FC de Mahelane.

 

SÉRIE A

Black Bulls

Ferroviário de Maputo

Desportivo

Maxaquene

1º de Maio

Matchedje

Ferroviário das Mahotas

Vulcano

 

SÉRIE B

Costa do Sol

Liga Desportiva

Académica

Nacional

Águias Especiais

Estrela Vermelha

Mahafil

Racing

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos