O País – A verdade como notícia

Quatro províncias sob aviso de mau tempo

As províncias de Sofala e Inhambane continuam sob ameaça de Depressão Tropical resultante do sistema de baixas pressões que se formou no Canal de Moçambique. O fenómeno pode originar chuvas fortes, trovoadas severas e ventos com rajadas fortes nas províncias de Maputo e Gaza.

A situação pode afectar a navegação marítima, entre os paralelos 18 e 27 graus de Latitude Sul.

O sistema de baixas pressões formou-se no Canal de Moçambique no dia 07 de Fevereiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), que alerta para a possibilidade de o fenómeno atingir o estágio de depressão Tropical esta sexta-feira.

Devido à possibilidade de tempestade prevista pelo INAM, a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos chama atenção para possíveis “inundações moderadas a altas” nas cidades de Maputo e Matola, por causa do aumento do volume de escoamento de água nas bacias hidrográficas dos rios Maputo, Umbelúzi e Incomáti, que poderão transbordar.

A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos prevê ainda que os próximos três dias sejam caracterizados pela “alta saturação de solos urbanos e altos volumes de escoamento nas bacias hidrográficas”.

Os automobilistas são recomendados a tomar medidas de precaução ao se fazerem à rua, sobretudo nos bairros periurbanos, diz uma nota enviada ao “O País”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos