O País – A verdade como notícia

“Quatro histórias” de Borges Coelho editadas no Brasil

Fevereiro foi o mês escolhido para se lançar, em formato livro de bolso, o livro Quatro histórias, de João Paulo Borges Coelho.

No Brasil, as narrativas de Borges Coelho são editadas sob a chancela da editora Kapulana, que, na sua nota de impresa, escreve: “Nesse conjunto de quatro contos, João Paulo Borges Coelho conduz o leitor por caminhos, tempos e situações diversas. Ora estamos no Congo, ora em Moçambique, ora na China. A história da África, particularmente de Moçambique, aparece nesse cenário desde os inícios do século XIX. São histórias que emocionam por destacar personagens exploradas, sofredoras e resistentes”.

Quatro histórias é o terceiro livro de Borges Coelho que a editora Kapulana publica no Brasil. Os anteriores são os romances As visitas do Dr. Valdez e Crónica da Rua 513.2.

 O mais recente livro de João Paulo Borges Coelho, lançado no Brasil, foi editado em Moçambique pela Fundação Fernando Leite. Eis algum excerto do livro que a Kapulana destaca: “A chegada dos captores à aldeia em Bukavu, nos confins do interior congolês, surgindo do nada como feras rapaces, ávidas de tudo quanto mexia. A fuga precipitada do povo pelo mato fora, ela puxada por um braço pela mãe apavorada, esta caindo trespassada por uma comprida lança para que aprendesse a não fugir, última e escusada lição. E a rapariga ficando ali a segurar a mão de um cadáver trespassado e inútil, até que chegou o árabe com um olho de cada cor – Ahmed lhe chamavam – […]” (in “Maria Ernestina e as quatro senhoras”).

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos