O País – A verdade como notícia

Quatro equipas disputam torneio de apuramento à BAL

Está definido. Somente quatro equipas, nomeadamente Ferroviário de Maputo, campeão em título; Costa do Sol, vice-campeão nacional; Ferroviário da Beira e Desportivo Maputo irão participar, em Agosto próximo, no torneio masculino de apuramento à Liga Africana de Basquetebol, prova organizada conjuntamente pela FIBA e NBA.

Este quadro reduzido de equipas tem a ver com o facto de outros conjuntos terem manifestado à suas indisponibilidade em tomar parte nesta competição por dificuldades para suportar as despesas inerentes a mesma.

É que, para participar no certame, as equipas devem custear as despesas de alojamento, transporte, alimentação.

A Liga Moçambicana de Basquetebol (LMB) havia dado um prazo até o dia 23 de Junho para que os clubes manifestassem o seu interesse em participar nesta prova, mas viu-se obrigada a prorrogar o mesmo até ao dia 30, portanto, quarta-feira, uma vez que os “clubes não se tinham pronunciado conforme”.

Aliás, no primeiro prazo, os clubes alegaram não terem tido tempo suficiente para melhor abordarem a prova com os dirigentes.

Esta prova está agendada para a capital do país, sendo que ganha grande dimensão e interesse pelo facto de apurar o único representante moçambicano às eliminatórias da Liga Africana de Basquetebol, em Outubro, na vizinha África do Sul.

O Ferroviário de Maputo aponta para a segunda presença na Liga Africana de Basquetebol, depois de em Maio último ter ocupado a quinta posição na edição de estreia havida em Kigali, no Ruanda. Os “locomotivas” ficaram nos quartos-de-final da prova, tendo arrancado duas vitórias e igual número de derrotas.

Os campeões nacionais partiram para esta competição desfalcados de algumas as suas unidades que ajudaram a se qualificar para a fase final, mas mesmo assim dignificaram o país e podiam até ter seguido para às meias-finais, não fosse a arbitragem tendenciosa e alguns erros cometidos nos momentos decisivos.

Já Costa do Sol reforçou-se para lutar por esta vaga, contratando os internacionais basquetebolistas moçambicanos David Canivete, Ivan Machava, Octávio Gregório Magoliço e Klaus Bunguele e Luís “Lulu” de Barros. Estes vão se juntar a um naipe de jogadores que, em 2019, alcançou o segundo lugar na Liga Moçambicana de Basquetebol (após perder no play-off da final com o Ferroviário de Maputo por 3-0), nomeadamente Nilton Seifane, Egídio Zandamela, Daniel Maveure, Francisco Braga e Danilo Langa.

O conjunto de Miguel Guambe quer acabar com a hegemonia do Ferroviário de Maputo que conquistou os “nacionais” de 2016, em Maputo, 2018, Maputo e Beira, e 2019, na capital do país.

Depois de, em 2019, caído aos pés do Costa do Sol nas meias-finais, o Ferroviário da Beira aposta seriamente em voltar a dominar o panorama do basquetebol moçambicano.

Para o efeito, a direcção do clube contratou o treinador espanhol Luis Lopes, ele que conduziu os “locomotivas” do Chiveve à conquista do título em 2013 e 2014. Para tanto, Hernandez contou com o reforço dos americanos Kejuan Johnson e Jeffrey Fanhbulleh.

Lembre-se que Luís Hernandez iniciou a carreira de treinador há trinta anos nas Ilhas Canárias, na Espanha, sua terra natal.

Começou a treinar aos 18 anos, sendo que a primeira vez que liderou uma equipa sénior tinha 30 anos.

Na sua carreira, constam passagens por clubes da américa, tendo depois assumido o papel de seleccionador nacional de basquetebol sénior feminino de Moçambique, em 2011.

Os “locomotivas” contrataram ainda os irmãos Orlando e Ermelindo Novela, eles que se fizeram como jogadores no rival Ferroviário de Maputo.

 

“NUTRIÇÃO ENTRA NA FASE DECISIVA

Costa do Sol e Maxaquene defrontam-se, amanhã, às 17h45, no pavilhão da Universidade Eduardo Mondlane, em jogo das meias-finais do Torneio Nutrição em seniores femininos. Amanhã, a mesma hora, o Ferroviário de Maputo joga acesso à final diante da A Politécnica.

Chegou o momento de decisões no Torneio Nutrição. Esta sexta-feira, será conhecido o primeiro finalista da prova ao nível dos seniores femininos. Com uma estrutura reforçada por atletas como Vilma Covane, Ingvild Mucauro e Eleutéria Lhavanguane, o Costa do Sol não só é favorito como também tem a obrigação de vencer o Maxaquene num duelo entre duas formações com ambições distintas na prova.

O Costa do Sol aposta na conquista de todas as competições em que toma parte, enquanto o Maxaquene apresenta uma equipa renovada que procura ter a melhor classificação possível.

Aliás, o Costa do Sol tem protagonizado, nos últimos anos, duelos nas finais das competições da capital frente ao Ferroviário de Maputo, campeão nacional.

Já no sábado, o Ferroviário de Maputo bate-se com a A Politécnica, numa partida em que a equipa de Nasir “Nelito” Salé é claramente favorita a vencer.

De resto, as “locomotivas” ostentam o título de campeãs africanas e este ano partem para a competição, ainda sem datas e local, com claro objectivo de fazerem o “tri”.

Na última quinta-feira, o Ferroviário de Maputo derrotou o Costa do Sol por 63-57, num jogo emocionante no qual esteve em desvantagem de 15 pontos.

Mas, no segundo e terceiro quartos, o Ferroviário de Maputo já esteve melhor a defender e atacar, forçando o seu adversário a cometer muitos erros. Com um plantel composto por atletas experientes e com estrada no basquetebol continental, as “locomotivas” são claramente apontadas como favoritas nesta partida.

No sábado, temos igualmente jogos das meias-finais em seniores masculinos. No pavilhão do Maxaquene, às 15h00, a equipa da casa mede forças com o Ferroviário de Maputo. O conjunto de Milagre Macome não quer facilitar, até porque é um dos grandes favoritos a conquistar o Torneio Nutrição. O Maxaquene, esse, vai procurar contrariar o favoritismo do campeão nacional.

Já no pavilhão da A Politécnica, o Costa do Sol bate-se com o actual campeão da cidade num duelo em que os “canarinhos” apontam para a vitória. Outra coisa não seria de esperar, não tivessem os “canarinhos” reforçado a equipa com jogadores de selecção nacional.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos