O País – A verdade como notícia

Putin e Zelensky convidados para reunião do G20 em Novembro

Foto: Notícias ao Minuto

O presidente russo Vladimir Putin e seu homólogo ucraniano Volodymyr Zelensky foram convidados a participar da reunião do G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, a decorrer em Novembro próximo.

O convite foi formulado por Joko Widodo, presidente da Indonésia e actual dirigente da agremiação das 20 maiores economias do mundo.

De acordo com a Lusa, citada pelo Notícias ao Minuto, se tal se vier a efetivar, será o primeiro encontro entre Volodymyr Zelensky e Vladimir Putin desde o início da guerra na Ucrânia. Apesar de ter enfrentado pressões de países ocidentais para excluir o líder russo de tal encontro, Widodo viria a dizer que o seu objetivo passa por “unir” o G20.

Face ao convite formulado, Zelensky disse que sua participação da cimeira dependeria, principalmente, da situação no campo de batalha. Já Putin tem manifestado a intenção de participar do evento.

Segundo a Lusa, uma reunião dos ministros das Finanças do G20 em 20 de Abril, em Washington, ilustrou as profundas divisões no grupo das principais economias mundiais, com os EUA e vários aliados a boicotarem algumas reuniões, protestando contra a participação russa.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos