O País – A verdade como notícia

PSD rende-se ao Congresso e à liderança de Nyusi na Matola

O XI Congresso da Frelimo encontra-se no seu segundo dia. Esta noite, representantes convidados de vários partidos políticos e países amigos foram aos holofotes da Matola para manifestar a sua sensibilidade em relação ao evento dos camaradas. Uma das forças políticas presentes no Congresso é o PSD de Portugal, que, por via do seu representante, Marco António Costa, Vice-Presidente do partido, acompanhado por Nuno Moraes Sarmento, mereceu muitos aplausos dos frelimistas.

Para o partido português, é contagiante a forma como a Frelimo discute assuntos importantes com alegria. E o elogio não ficou por aí, o representante do PSD manifestou a admiração em relação à presença dos ex-presidentes da Frelimo e do país, casos de Armando Guebuza e Joaquim Chissano, o que constitui um exemplo de unidade e orgulho que a Frelimo tem pela sua história e dos que a dirigiram.

“O discurso do presidente, ontem, foi notável e ficará para história por não só apresentar resultados dos últimos anos, mas também por projectar a ideia de que sem unidade não há paz e sem paz não há desenvolvimento”, afirmou Marco António Costa, acrescentando que Nyusi olha para futuro com vontade de vencer dificuldades. “Só um estadista que confia no seu trabalho e no país toma o exemplo que Nyusi deu, ao invés de esperar que a paz vá até ele, ele próprio toma a decisão de a procurar”.

Na percepção do político português, numa época em que a sociedade internacional investe em discursos beligerantes, que confrontam países, haver um líder que faz da paz um objetivo de vida é um exemplo apreciável contra aquela corrente. Além disso, “quando hoje, aqui, ouvimos a juventude responder que quem comanda é Nyusi, esta resposta não é por acaso, é porque os jovens são os principais intervenientes de um país unido e em desenvolvimento”.

O PSD, na Matola, destacou ainda a história em comum que tem com a Frelimo, na luta que ambos partidos travaram no processo de libertação dos seus povos.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos