O País – A verdade como notícia

“Provincial” de futebol arranca sábado em Maputo

Foto: Ximanganine FC

Arranca, este sábado, o campeonato provincial de futebol em Maputo. A prova, que contará com a participação de 14 equipas, será disputada em duas séries. Cada série será composta por sete equipas. 

Depois de encerrado o torneio de abertura, prova que contou com a participação de 10 equipas, cujo vencedor foi a formação de Ximanganine FC, chegou a vez do campeonato provincial.

O futebol é, por essas alturas, um dos pratos fortes na Província de Maputo, daí que a respectiva associação desdobra-se no acerto dos últimos detalhes para que, de facto, a competição decorra a contento.

Segundo o presidente da Associação Provincial de Futebol de Maputo, Esmeraldo Mucache, a prova será disputada até Abril, e cada série terá sete jogos. Em cada série será apurado o primeiro classificado, o qual terá o direito de disputar a final. Mucache explica que, as séries foram feitas tendo em conta a localização geográfica das equipas participantes.

Ou seja, as equipas da zona norte da província estarão na mesma série, acontecendo o mesmo com as formações da zona sul. Esmeraldo Mucache garante que já estão criadas todas as condições logísticas. Avançou que decorre, neste momento, o processo de vistoria dos campos dos que irão acolher a prova, com destaque para os campos da Manhiça, Xinavane e Corumane.

Os distritos de Matutuíne e Magude são os únicos que não terão nenhuma equipa no campeonato provincial. Moamba e Matola são os que têm maior número de equipas no campeonato provincial. Cada um deles será representado por quatro equipas.

Com a competição pretende-se conferir maior traquejo às equipas, visto que quanto mais jogos realizarem, maior ritmo terão.

AUMENTAR EQUIPAS NO MOÇAMBOLA

À semelhança dos outros anos, no presente, a Província de Maputo tem como principal objectivo apurar mais uma equipa para o Moçambola. Nos últimos anos, o Incomáti de Xinavane tem sido o único clube que carrega a bandeira da província na maior montra do futebol moçambicano.

Apesar de o desejo ser maior, Esmeraldo Muchache está ciente de que há muito trabalho que se deve fazer. É que, segundo ele, para que tal aconteça, é necessário que haja maior pujança das equipas desta parcela do país, criando condições para que tenham mais jogos. A ideia é que, no mínimo, as equipas tenham mais de 30 jogos.

Recentemente terminou o torneio de abertura, prova que teve como vencedor a formação de Ximanganine FC. Sobre este evento, Mucache diz que tudo correu dentro daquilo que havia sido planificado, destacando o facto de durante os 45 jogos realizados, apenas houve registo de três faltas de comparência.

˝Estamos satisfeitos pela forma como o campeonato decorreu. Por exemplo, um dos maiores ganhos é o facto de as equipas terem aceitado jogar no meio da semana, o que antes não acontecia”, observa Esmeraldo Mucache.

 

Composição das séries:

Série A:

Incomáti de Xinavane

Clube da Manhiça

Clube de Marracuene

Mainako FC

Altético de Marracuene

Clube dos Amigos

Desportivo da Matola

 

Série B

Clube de Corumane

Associação Jeito FC

Cross United FC

Timbenity FC

ESFA FC

Real FC de Mahelane

Associação Ximanganine FC

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos