O País – A verdade como notícia

Província de Maputo com a taxa mais baixa de analfabetismo no país

A nível da província de Maputo, a cerimónia do “Dia Internacional de Alfabetização” teve lugar em Pochane, Posto Administrativo de Bela Vista, Distrito de Matutuine. O evento foi dirigido pelo governador provincial, Júlio Parruque.

Na ocasião, Parruque sublinhou que a taxa de analfabetismo de 12% na província de Maputo, a taxa mais baixa do país, não deve ser motivo para celebração, mas sim para estimular ainda mais a determinação para se eliminar o analfabetismo, sendo que a taxa do país é de 39%.

O governador disse ainda que a alfabetização dos jovens e adultos é um imperativo da governação descentralizada provincial, pois, defende a evolução e envolvimento de todos no processo de governação e de desenvolvimento e frisou que “ninguém deve ficar atrás”.

No evento, o governante instou a toda população, de forma directa aos mais instruídos para se engajarem na missão de ensinar aos que precisam ainda de conhecimento imprescindível, como por exemplo, para saber ler, escrever e fazer cálculos elementares.

Para o ano de 2021 a província de Maputo conta com 339 alfabetizadores e 6515 alfabetizandos, dos quais 3919 são mulheres, para um total de 190 Centros de Alfabetização e Educação de Adultos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos