O País – A verdade como notícia

Protestos contra violência da polícia fazem dez mortos na Colômbia

Dez pessoas morreram, esta quarta-feira, na Colômbia, durante protestos contra a morte de um homem vítima da violência da Polícia. Segundo as autoridades locais, citadas pela Lusa, os protestos foram desencadeados pela morte de um advogado após o uso repetido de uma arma eléctrica por dois polícias em Bogotá.

O homem, de 46 anos, foi imobilizado no chão por dois agentes e sujeito a repetidos choques eléctricos, um incidente que causou indignação no país, fazendo lembrar o caso do afro-americano George Floyd, sufocado por agentes da polícia, nos Estados Unidos, em finais de Maio.

De acordo com as autoridades, entre os mortos estão sete jovens entre os 17 e os 27 anos, em Bogotá e mais três pessoas em Soacha, uma cidade perto da capital.

Em um dos casos, uma jovem de 18 anos que não participava nas manifestações foi atingida por uma bala perdida, segundo a agência de notícias espanhola Efe, citada pela Lusa.

Só em Bogotá, foram registados 379 feridos nos confrontos, dos quais 66 atingidos com armas de fogo, numa noite caótica em que foram incendiadas instalações policiais em várias partes da cidade.

Segundo o ministro da Defesa, Carlos Holmes Trujillo, os dois agentes que atacaram o advogado “já são objecto de uma investigação disciplinar e criminal”.

Os manifestantes voltaram às ruas, ontem, quinta-feira, e para além da capital colombiana, os protestos estenderam-se também à cidades como Medellín, Cali, Barranquilla, Manizales, Pereira e Cúcuta.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos