O País – A verdade como notícia

Proposta do OE avança com 223 mil milhões MT

De acordo com a proposta do Orçamento do Estado recentemente submetida ao Parlamento, as despesas do Estado para o próximo ano vão absorver um total de cerca de 223 mil milhões de meticais, dos quais perto de 186.7 mil milhões de meticais serão arrecadados em impostos, representando, 18,8 por cento do Produto Interno Bruto.

Os sectores que mais recursos do Orçamento do Estado irão absorver são a Educação, 22,6%, Infra-estruturas, 17,6%, e Saúde, 11,5%. No seu conjunto, estes sectores absorvem 51.7% dos recursos.

A lei orçamental prevê que 2,75 por cento das receitas provenientes da exploração de recursos da actividade mineira e petrolífera devem reverter a favor das comunidades, onde se localizam os respectivos projectos.

Os encargos da dívida pública deverão alcançar 3,3 por cento do PIB, um decréscimo de 0,1 ponto percentual em relação ao que está previsto para o presente ano. Para o pagamento de juros internos, está previsto o montante de cerca de 19.7 mil milhões de meticais, um aumento resultante do agravamento das taxas de juro.

Apesar da suspensão do apoio ao Orçamento pelos parceiros externos, 80% dos recursos continuam a ser injecções externas. Neste aspecto, a previsão para 2018 é de cerca de 61 mil milhões de meticais contra aproximadamente 65 mil milhões de meticais previstos em 2017, o que representa uma redução de dois pontos percentuais do Produto Interno Bruto.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos