O País – A verdade como notícia

Projecto Esperança e Nedbank ajudam crianças desfavorecidas em Marracuene

Fotos: O País

Crianças vulneráveis estão a receber aulas de apoio para leitura no âmbito do projecto Esperança, apadrinhado pelo NedBank Moçambique, no distrito de Marracuene, Província de Maputo.

Crianças órfãs e outras que não dispõem de recurso para sobreviver devido à pobreza beneficiam-se de um programa que pretende melhorar o seu nível de leitura e aprendizagem. A iniciativa é levada a cabo pelo projecto Centro de Esperança e apadrinhado pelo NedBank Moçambique, no distrito de Marracuene, Província de Maputo.

Alberto Vilanculos, estudante universitário beneficiário da iniciativa desde os seus oito anos de idade, é um exemplo de que, com o envolvimento da sociedade e do empresariado, as pessoas podem formar-se e fazer a diferença.

“Recebi o apoio do centro que me facilitou no pagamento de mensalidades e transporte. Não tenho condições para pagar o nível superior. Devo destacar que o centro me apoiou desde o ensino primário”, afirmou.

Por sua vez, Olívia Tamele, fundadora do projecto, fala do surgimento da iniciativa e dos passos que tem dado no processo de apoio a pessoas desfavorecidas. “Comecei o projecto com quatro crianças que, na altura, acabam de perder os seus parentes vítimas de HIV/SIDA. Temos estado a trabalhar com o objectivo de assegurar que pessoas sem condições possam dar continuidade aos seus estudos”, realçou.

A representante do NedBank Moçambique, Elsa Graça, destaca a importância do apoio às crianças para desenvolver a leitura. “Todos os sábados, temos um grupo de leitura, porque percebemos as dificuldades das crianças e apoiamo-las na componente académica.”

O Projecto Esperança é constituído por três centros de apoio, dois em Marracuene e um na cidade da Beira.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos