O País – A verdade como notícia

Projecto de transporte poderá criar 1.500 postos de emprego em Nampula e Zambézia

Foto: GPR

O Presidente da República, Filipe Nyusi, lançou hoje, na província de Nampula, o programa de desenvolvimento rural denominado “Promove Transporte”. Na ocasião, o Chefe de Estado garantiu que, com a implementação do projecto orçado em pouco mais de 124 milhões de euros, cerca de 1.500 pessoas serão empregadas.

Ainda no seu discurso, Filipe Nyusi disse, igualmente, que das 1.500 pessoas a serem empregadas, 30% serão de trabalhadores não especializados para garantir maior inclusão dos nativos e 20% mulheres, como forma de promover a equidade de género no país.

O projecto, ora lançado, numa fase inicial, vai abranger as províncias de Nampula e Zambézia, pois para Nyusi nestas províncias há condições para que o mesmo seja mais sustentável sob o ponto de vista da rede rodoviária, incluindo a assistência técnica e descentralização.

E, mais! O Presidente da República avançou que com o projecto, será possível “aumentar a procura de produtos alimentícios, abrindo oportunidades de negócios para os nativos e outos”.

Ademais, com o projecto espera-se que mais pessoas tenham acesso aos serviços básicos das províncias, nomeadamente, saúde, transporte, serviços financeiros, educação entre outros.

O Chefe de Estado apelou aos agentes fiscalizadores do projecto que sejam mais proactivos, de maneira que “o projecto seja uma solução e não um pesado”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos